Eleições

Sobrinho de John F. Kennedy se lança à Presidência dos EUA

Robert Kennedy J, político de 69 anos, pretende disputar a indicação democrata contra Joe Biden

Por Agências
Publicado em 19 de abril de 2023 | 18:10
 
 
 

Robert Kennedy Jr, um reconhecido opositor às vacinas e sobrinho do presidente americano assassinado John Fitzgerald Kennedy (JFK), anunciou formalmente, nesta quarta-feira (19), sua intenção de ocupar a Casa Branca.

O político de 69 anos pretende disputar a indicação democrata contra Joe Biden, que ainda não anunciou sua candidatura à reeleição, mas já disse que pretende fazê-lo.

Robert Kennedy Jr é filho do ex-procurador-geral dos Estados Unidos, Robert Kennedy (RFK), que foi assassinado quando era candidato presidencial. 

Os crimes contra os Kennedys, JFK em 1963 e RFK durante a campanha presidencial de 1968, estão entre os maiores eventos da história americana do último século. 

Robert Kennedy Jr trabalhou por décadas como advogado em causas de meio ambiente, mas em 2005 ficou conhecido por teorias da conspiração sobre vacinas, que ele associou ao autismo.

"Eu vim hoje para anunciar minha candidatura à indicação democrata para presidente dos Estados Unidos", disse ele em um evento em Massachusetts, reduto dos Kennedy. 

Em seu discurso, ele prometeu acabar com as divisões políticas nos Estados Unidos "dizendo a verdade ao povo". 

Apesar do sobrenome famoso, é improvável que ele supere a candidatura de Biden, cuja formalização ainda não tem data marcada. 

Outros políticos disseram que pretendem enfrentar o presidente de 80 anos, mas ainda não se lançaram na arena democrata.

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!