Tragédia

Submarino argentino desaparecido em 2017 foi encontrado só um ano depois

Infelizmente, não houve sobreviventes entre os 44 tripulantes do submarino militar ARA San Juan; as operações de busca pelo submarino Titan da OceanGate prosseguem nas proximidades da costa entre os Estados Unidos e o Canadá

Por O Tempo
Publicado em 20 de junho de 2023 | 22:47
 
 
 

Nesta terça-feira (20), as buscas pelo submarino "Titan" da operadora de turismo OceanGate continuaram. A embarcação perdeu contato após 1 hora e 45 minutos de mergulho no domingo (18) enquanto transportava tripulantes para os destroços do Titanic, próximo à costa entre Estados Unidos e Canadá.

De acordo com informações divulgadas pela Guarda Costeira, o submersível ainda possuía cerca de 40 horas de ar respirável no momento da divulgação, mas esse tempo diminuiu para pouco mais de 24 horas na noite desta terça.

Em novembro de 2017, um submarino militar argentino, o ARA San Juan, desapareceu após perder contato com a costa durante uma viagem entre Ushuaia e Mar del Plata. 

A embarcação tinha 44 tripulantes a bordo e as buscas foram dificultadas pelo tempo ruim e ondas de até 6 metros de altura. Após duas semanas, a Marinha argentina anunciou que não havia esperanças de encontrar os tripulantes com vida.

Em setembro de 2018, a empresa norte-americana Ocean Infinity foi contratada pelo governo argentino para continuar as buscas. Após dois meses, o submarino foi encontrado a 800 metros de profundidade e a 600 metros da cidade de Comodoro Rivadavia, na Patagônia argentina. 

A Ocean Infinity cobrou US$ 7,5 milhões do governo argentino somente para encontrar o submarino, mas o país não tinha os meios necessários para resgatar o casco do submarino. As famílias dos 44 desaparecidos realizaram um ato um ano após o naufrágio para cobrar respostas das autoridades. (com informações da Agência Brasil)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!