Fenômeno raro

'Tornado de neve' é visto em ilha no Reino Unido; assista ao vídeo

A formação, que é rara, foi resultado do encontro entre o ar mais frio com as águas mais aquecidas da costa britânica, segundo explicação do MetSul.

Por O TEMPO
Publicado em 10 de março de 2023 | 14:55
 
 
 

Moradores da ilha Shetland, localizada no Mar do Norte entre o Reino Unido, a Islândia e a Noruega, registraram imagens impressionantes de uma tromba-d'água passando pela região em meio a uma tempestade de neve, na última terça-feira (7/3).

O fenômeno, com aparência semelhante a um tornado terrestre, acontece sobre regiões aquáticas e, em geral, tem uma duração menor que os formados em terra firme. A formação, que é rara, foi resultado do encontro entre o ar mais frio com as águas mais aquecidas da costa britânica, segundo explicação do MetSul.

Pelas redes sociais, o fazendeiro escocês, Michael Peterson, testemunhou o fenômeno enquanto cuidava de suas ovelhas esta semana. Assista: 

Conhecidos como "snownados" - uma junção das palavras snow (neve, em inglês) e tornado -, os redemoinhos de neve são muito raros, pois dependem de cenários meteorológicos muito específicos: 

Uma massa de ar mais frio passando sobre uma superfície relativamente mais quente, aquecida pela luz solar;

Um encontro de correntes de ar, para criar a rotação clássica de um tornado; 

Ou, uma mudança repentina na direção ou na velocidade do vento.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!