Moradores da ilha Shetland, localizada no Mar do Norte entre o Reino Unido, a Islândia e a Noruega, registraram imagens impressionantes de uma tromba-d'água passando pela região em meio a uma tempestade de neve, na última terça-feira (7/3).
O fenômeno, com aparência semelhante a um tornado terrestre, acontece sobre regiões aquáticas e, em geral, tem uma duração menor que os formados em terra firme. A formação, que é rara, foi resultado do encontro entre o ar mais frio com as águas mais aquecidas da costa britânica, segundo explicação do MetSul.
Pelas redes sociais, o fazendeiro escocês, Michael Peterson, testemunhou o fenômeno enquanto cuidava de suas ovelhas esta semana. Assista:
Amazing #snow #devil #snowdevil caught in the #Shetland #Islands north of #Scotland on Wednesday. #tornado #extremeweather #SevereWeather #uksnow #snowuk #snowday #loveukweather @ThePhotoHour @JimCantore pic.twitter.com/sRRFqLEnsl
— NWX⚡Weather Lancashire (@NWXweather) March 9, 2023
Conhecidos como "snownados" - uma junção das palavras snow (neve, em inglês) e tornado -, os redemoinhos de neve são muito raros, pois dependem de cenários meteorológicos muito específicos:
Uma massa de ar mais frio passando sobre uma superfície relativamente mais quente, aquecida pela luz solar;
Um encontro de correntes de ar, para criar a rotação clássica de um tornado;
Ou, uma mudança repentina na direção ou na velocidade do vento.