Impressionante

Vídeo: erupção de vulcão deixa cidade russa coberta por cinzas

Vulcão Shiveluch tem entre 60.000 e 70.000 anos, e população que vive no entorno dele é de quase 12 mil

Por O TEMPO
Publicado em 11 de abril de 2023 | 14:38
 
 
 

O vulcão Shiveluch entrou em erupção na Rússia nessa terça-feira (11) e espalhou uma nuvem de cinzas na região de Kamchatka. Com isso, cidades do entorno ficaram completamente cobertas. A poeira acabou se misturando à neve e cobriu casas e carros com uma grande massa escura.

Assista ao vídeo:

Vídeos do local mostram veículos e imóveis completamente cobertos pelas cinzas e pela neve. Uma foto postada no Twitter por um morador do local aponta que as cinzas chegaram a oito centímetros de altura.

A Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatka (KVERT), que monitora as erupções na região, emitiu um código vermelho para a aviação devido a uma nuvem de cinzas que se deslocou centenas de quilômetros ao norte e sudoeste de Shiveluch.

"A erupção continua. Explosões de cinzas de até 15 km de altura podem acontecer a qualquer momento. A atividade em curso pode afetar aeronaves internacionais e de voo baixo", alertou o KVERT. 

O vulcão Shiveluch tem entre 60.000 e 70.000 anos, segundo a KVERT. A península de Kamchatka tem uma população pequena. De acordo com o Programa de Vulcanismo Global do Instituto Smithsonian, quase 12.000 pessoas vivem em um raio de 100 km ao redor do vulcão Shiveluch.

Com AFP

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!