Tradição

Vídeo: hindus lançam animais em vulcão fumegante durante ritual de sacrifício

Cerimônia não era realizada desde a pandemia e reúne também pessoas que tentam interceptar as oferendas, que também inclui alimentos

Por O Tempo
Publicado em 05 de junho de 2023 | 19:08
 
 
 

Milhares de fiéis hindus escalaram um vulcão ativo na Indonésia para jogar gado, comida e outras oferendas na cratera em uma cerimônia religiosa secular nesta segunda-feira (5). O ritual de sacrifício é chamado de Yadnya Kasada e não era realizado desde a pandemia. 

Cabras, galinhas e vegetais foram carregados até o topo do Monte Bromo como parte das celebrações. As oferendas são atiradas em uma grande cratera fumegante. Veja no vídeo abaixo:

O ritual é realizado por membros da tribo Tengger, que ocupam as terras em volta do vulcão, sobem ao topo da montanha com a esperança de agradar os deuses e trazer sorte para o grupo indígena de Java Oriental. 

Alguns aldeões, que não pertencem à tribo, subiram as crateras íngremes da encosta com redes na tentativa de interceptar as oferendas lançadas ao abismo e evitar que fossem desperdiçadas. 

O ritual realizado nesta data foi o primeiro desde o início da pandemia de Covid-19 que permitiu que turistas comparecessem, depois de ter sido limitado aos fiéis no ano passado. 

O evento tem raízes no folclore do século XV do reino Majapahit, um império Javanês Hindu-Budista que se estendia pelo sudeste asiático. 

A lenda conta que a princesa Roro Anteng e o marido, incapazes de ter filhos depois de anos de casamento, pediram ajudas aos deuses, que responderam com a promessa de dar 25 filhos, desde que o casal concordasse em sacrificar o mais novo ao jogá-lo no vulcão. (Com AFP)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!