Vivemos tempos estranhos e, também, sombrios. Se não reagirmos, a depressão poderá tomar conta de cada um de nós. Sei que não há nenhuma novidade nessa constatação. A humanidade sempre passou por tempos difíceis. Isso faz parte da sua própria dinâmica. Mas há momentos em que fatos estranhos e sombrios ocorrem simultaneamente. E isso compromete a nossa visão.

Em política, por exemplo, há fato mais estranho – sobretudo em se tratando de Minas – do que o governador Romeu Zema (Novo) lançar sua candidatura à Presidência em São Paulo? E, pior, ele e os governadores que integram um grupo de direita, pretendentes a candidatos à Presidência em 2026 com o apoio de Jair Bolsonaro, foram maltratados pelos filhos Carlos e Eduardo.

O ataque partiu do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e foi compartilhado pelo irmão, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ambos afirmaram que o grupo de governadores se comporta como “ratos”. E ainda tentam, de forma “oportunista”, herdar o espólio do pai, inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral. Carlos também criticou a falta de compromisso do grupo com pautas do bolsonarismo.

Na economia, até 2026, o governo Lula poderá gastar R$ 387 bilhões fora da meta fiscal. Os números indicam tempos ainda mais sombrios, mas eles se baseiam em dados do Tesouro Nacional, que levou em conta o pacote de socorro aos atingidos pelo tarifaço de Trump. Todavia, esses bilhões de gastos, segundo especialistas, ainda incluem o reajuste do programa Bolsa Família ocorrido em 2023, cujo objetivo é a proteção de menores e jovens “em situação de pobreza”; o pagamento de precatórios concedidos no governo de Bolsonaro; o socorro à calamidade climática no Rio Grande do Sul; e, por último, o ressarcimento de aposentados e pensionistas vítimas da fraude não esclarecida no INSS.

Até no futebol, feito de escândalos, choros e alegrias, houve algo que ninguém jamais imaginou. Para uns, sombrio. Para outros, alegre. A inesquecível goleada de 6 a 0 aplicada pelo Vasco no Santos (outrora de Pelé e Coutinho) deixou marcas alegres e sombrias em duas torcidas apaixonadas. Em bela atuação, Diniz foi o responsável pela saída do seu time da zona de rebaixamento.

Em reportagem da jornalista Renata Cafardo em “O Estado de S. Paulo” do último domingo, e após denúncia sobre a “adultização de crianças nas redes sociais”, feita pelo youtuber Felca – Felipe Bressanim Pereira –, descobriram-se pedófilos em conteúdos destinados a crianças. Como conter, nas redes, o avanço sombrio de delinquentes sobre as crianças? Que a coragem de Felca sirva de exemplo. 

O encontro de Trump e Putin no Alasca não deu em nada. Na última segunda-feira, o norte-americano recebeu Zelensky na Casa Branca. Acompanharam-no na visita cinco líderes europeus. Desta vez, por mais estranho que pareça, o ucraniano não foi destratado. Aguarda-se agora uma reunião de cúpula entre os três – Trump, Putin e Zelensky. A decisão está outra vez com Trump e Putin.