Artigos

A que nos convida o Dia Internacional da Educação?

Criar um ciclo de transformação virtuoso

Por Pedro Coutinho
Publicado em 28 de abril de 2024 | 07:00
 
 
 
normal

Neste domingo, 28 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Educação, data comemorativa criada na virada do século, em 2000, durante o Fórum Mundial da Educação. Celebrar tal data em Minas Gerais, em plenos anos 20, no contexto de uma sociedade pós-pandêmica profundamente impactada por mudanças vertiginosas em nossas dinâmicas de sociabilidade, convidam a uma reflexão sobre o papel da educação superior em nossa sociedade. 

Toda instituição educacional deve se empenhar na criação de um ciclo de transformação virtuoso nas vidas impactadas em sua comunidade, auxiliando, não somente seus docentes e discentes, mas toda a comunidade em seu entorno, a enfrentar obstáculos; é nesse movimento que podemos promover um ciclo positivo, que tem início ao incentivar educadores e estudantes a práticas alinhadas com a responsabilidade social e a busca pela qualidade de vida. O objetivo principal deve preconizar a formação de cidadãos capacitados para entender e suprir as demandas da sociedade, moldando o presente para assegurar um amanhã renovado. 

Aqui no UniBH, instituição de ensino tradicional e inovadora em Belo Horizonte, que recentemente completou 60 anos de existência, nos orgulhamos de nosso DNA transformador e do impacto positivo que geramos em nossa comunidade. Seja a partir da parceria com as associações de bairro de nosso entorno, por meio de nossos projetos de extensão que ultrapassam os muros de nosso campus, e principalmente, através do impacto que nossos egressos causam em nível local, regional e nacional, o UniBH estabelece como premissa fundadora a necessária interlocução entre o que a sociedade espera de seus egressos e as mudanças que ela mesma engendra no mundo do trabalho.  

Nesse sentido, pensar o Dia Mundial da Educação é refletir sobre seu impacto e sua importância na construção de um futuro sustentável. O UniBH e a Ânima Educação lideram a vanguarda da integração entre tecnologia e sustentabilidade, impulsionando o ensino e a aprendizagem. Nosso compromisso com o avanço contínuo no conceito de Smart Cities é evidente, destacando-nos como uma instituição inovadora que oferece soluções de ponta para os desafios enfrentados não apenas pelo meio acadêmico, mas por toda a sociedade. 

Nosso foco é claro: promover a harmonia entre o desenvolvimento tecnológico e a preservação ambiental, moldando um futuro mais sustentável e conectado. 

É nesse cenário que o convite à comemoração de um dia que celebre a educação deve necessariamente vir acompanhado de uma postura reflexiva, responsável e responsabilizadora – nós, enquanto sociedade, estamos de fato valorizando a educação, potencializando mudanças positivas em nossa vida cotidiana? No que depender do UniBH, refletir e agir na transformação de nossa comunidade é o que realmente importa neste dia. 

(*) Pedro Coutinho é diretor do Centro Universitário UniBH 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!