Opinião

Avaliar é garantir impacto ao campo social

Geração de conhecimento e equidade

Por Angela Dannemann
Publicado em 04 de outubro de 2020 | 03:00
 
 
 
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Quero iniciar esta reflexão reconhecendo o poder transformador da produção de conhecimento – seja na área da saúde, das exatas ou de humanas. É preciso, especialmente em um cenário de tanta desinformação, celebrar a relevância da pesquisa, do monitoramento e da avaliação. E isso também vale para nós, do campo social. 

Não é possível gerar impacto, atingir escala e sistematizar conhecimento do investimento social sem dedicar recursos e trabalho constante à avaliação. Os métodos de coleta e análise de informações sobre projetos do poder público e programas sociais ajudam a apoiar decisões em contextos cada vez mais complexos. 

O acompanhamento dos resultados de programas e projetos exige monitoramento contínuo e avaliações quantitativas e qualitativas bem desenhadas. E, ainda bem, temos observado o fortalecimento do campo da avaliação no ecossistema do investimento social privado, bem como nas organizações da sociedade civil nos últimos anos. A evolução da área da avaliação tem nos oferecido uma diversidade de metodologias que tem produzido um entendimento maior sobre o impacto das ações, além de desenvolver pensamento crítico sobre o trabalho e auxiliar no entendimento do que já foi alcançado, e dos erros e acertos do processo. 

O Brasil é globalmente reconhecido pela produção de conhecimento a partir de pesquisas, em especial sobre questões sociais, econômicas, educacionais, de saúde, nutricionais, de gênero e de raça. Além das grandes instituições da esfera pública como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Fiocruz, para citar apenas duas, existe hoje um investimento significativo de outras organizações, inclusive de institutos, fundações e organizações da sociedade civil no campo do conhecimento. Não é hora de retroceder, mas sim de ampliar esse trabalho.

Alguns princípios devem nortear a avaliação, transcendendo o caráter apenas técnico. São eles: 1) o uso efetivo dos resultados para aprimorar a gestão; 2) métodos como meio e não como fim, essencialmente adequados às necessidades emergentes dos variados cenários; 3) visão sistêmica, com atenção ao ciclo de vida dos programas e políticas; 4) participação efetiva de todos os atores envolvidos e 5) transparência e comunicação dos resultados como forma de gerar mudança.

Diante das iniquidades históricas do contexto brasileiro – especialmente em relação a questões sociais, econômicas e de gênero e raça – no qual organizações da sociedade civil têm firme propósito de reduzir essas desigualdades, está mais do que em tempo de a avaliação desempenhar seu importante papel de contribuir para uma sociedade com maior equidade.

A especialista americana Jara Dean-Coffey detalha a importância de aprofundar e melhorar as práticas avaliativas com equidade na pesquisa Raising the Bar: Cultural Competence and Equity - Equitable Evaluation, trabalho que deu origem ao projeto Equitable Evaluation, realizado em parceria com o Center for Evaluation Innovation e com o Johnson Center for Philanthropy. A experiência dos Estados Unidos no progresso de práticas avaliativas com equidade em organizações do terceiro setor em diálogo com o contexto brasileiro, apresentada pela pesquisadora durante o 15º Seminário Internacional de Avaliação, virtualmente, em setembro, demonstrou como parcerias com fundações e organizações sem fins lucrativos de diversos portes em um país de dimensões continentais contribuem para aprofundar o conhecimento a respeito da relação entre valores, contextos, estratégias e avaliação.

A avaliação é fundamental para a garantia das transformações sociais com equidade. No fim da linha, significa uma atuação com foco em resultados: garantia de direitos básicos como dar a todas as crianças acesso à educação de qualidade, saúde para todos e todas, trabalho digno e conservação ambiental. Avaliar é gerar conhecimento e caminhar com mais segurança no sentido de um mundo melhor. 

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