Opinião

Como superar os desafios na hora de avaliar os alunos

O papel dos educadores no ensino remoto

Por Mariana Rutigliano
Publicado em 14 de outubro de 2021 | 03:00
 
 
 
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A formação de um aluno é construída pouco a pouco, por meio de cada avaliação, trabalho e projeto que ele entrega em sua vida acadêmica. Quando ele finalmente se forma e leva o seu diploma para o mundo, significa que alcançou os resultados e objetivos propostos e que os professores e a instituição como um todo certificam que esse aluno adquiriu as competências e habilidades necessárias. A forma como as avaliações dos alunos são feitas pautam a integridade acadêmica da instituição e o valor desse diploma. 

Com a chegada repentina da pandemia da Covid-19, os professores tiveram que se esforçar para mudar a forma de acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, além de aprender a lidar com os desafios da aula remota. Não foi um trabalho fácil.

Enquanto os alunos precisam de ajuda para compreender quais as competências que precisam desenvolver e que serão avaliadas em seus trabalhos e provas, os líderes das instituições e os docentes necessitam ajuda para garantir que o aluno esteja realmente desenvolvendo tais habilidades e se dedicando para aprender. Alguns dos desafios que as instituições precisam superar nesse período envolvem como promover a originalidade junto aos estudantes, estimular o pensamento crítico, explicar o escopo de problemas de má conduta acadêmica e como abordá-los com os alunos.  

Como as instituições podem agir

As avaliações e o feedback formativo são peças-chave nessa comunicação, garantindo que o aluno fique motivado a progredir e que realmente está absorvendo os conteúdos e trabalhando em melhorias para cobrir possíveis lacunas. As melhores oportunidades de aprendizagem acontecem quando o aluno consegue entender onde e porque errou, e como pode melhorar, e não recebendo apenas uma nota numérica. Por isso, a forma como são construídas as avaliações e os feedbacks são tão importantes. 

Os educadores têm buscado ferramentas de avaliação que atendam às necessidades de seus alunos e as suas. Mas para que a qualidade do ensino não seja afetada, é necessário saber adequar essas ferramentas para cada propósito no processo de aprendizagem de um curso. Hoje já é possível, no entanto, encontrar ferramentas que permitem aliar qualidade de avaliação e tempo para oferecer feedback mais motivador e personalizado, com dados que permitem aos professores planejarem uma ação de melhoria e um acompanhamento orientado para cada curso ou disciplina.

Quando os professores dão esse retorno completo e alertam os alunos sobre seus pontos a melhorar, os estudantes podem usar estes insights para se prepararem melhor para próximas avaliações e entender os conceitos com mais rapidez. As plataformas também apoiam os alunos oferecendo informações sobre suas provas e trabalhos, como por exemplo, encontrar possíveis erros de citação e referência em seus conteúdos.

Tracey Bretag, que foi cofundadora do International Journal for Education Integrity e uma das principais pesquisadoras da área de integridade acadêmica, concluiu em uma de suas pesquisas feita em 2019 com mais de 14 mil estudantes universitários na Austrália, que, quando focaram em estudantes que não tinham o inglês como língua materna, a "trapaça acadêmica" tinha menos a ver com ética e mais a ver com a falta de suporte que os alunos recebiam dos professores e da instituição.

Importância da avaliação  

A oportunidade de mensurar a aprendizagem e fornecer feedback aos alunos na expectativa de melhorar resultados vêm na avaliação. A riqueza de informações fornecidas em tarefas e provas mostram aos professores o que os alunos sabem, o que não sabem e a razão de entenderem ou não os conceitos. Tais informações são fundamentais para a aprendizagem do aluno e esses dados têm o potencial tanto de ajudá-los a melhorar a compreensão dos conceitos, quanto os docentes a checar a eficácia do ensino. 

Os dados gerados por uma plataforma de avaliação, por exemplo, podem oferecer insights para a instituição e coordenadores de curso e ajudá-los em melhorias de avaliações posteriores, além de como estruturar o conteúdo do curso. Para os professores, essa informação é valiosa e pode ajudar a sanar possíveis obstáculos de aprendizagem em tempo real com cada aluno. Além disso, eles podem criar trabalhos de avaliação por pares e promover a colaboração entre colegas.

Se os alunos estiverem motivados, aprendendo durante as avaliações e recebendo o retorno e apoio de que precisam, as chances de terem uma conduta acadêmica inadequada são menores. O processo de avaliação não deve estar centrado somente em atingir uma determinada nota, mas sim, em atestar a absorção de conhecimentos e habilidades que serão utilizados ao longo da vida.

Ao ajudar os alunos com feedback formativo, os professores asseguram um novo padrão em integridade acadêmica, contribuindo para melhorar todo o processo de ensino e aprendizagem.

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