Artigos

O papel das drogarias na promoção da saúde

Prevenção e orientação do cuidado

Por Andresa Peres
Publicado em 07 de abril de 2022 | 03:00
 
 
 
normal

Comemorado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização da importância da qualidade de vida e do bem-estar. A indústria farmacêutica é um setor complementar ao sistema de saúde, visto que é indispensável para prevenção de doenças, desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos e alívio e cura de sintomas e enfermidades.

Nesse contexto, o papel do farmacêutico para a prevenção e a orientação do cuidado com a saúde estabelece uma relação de atenção e confiabilidade com as pessoas. Diversos pacientes utilizam serviços farmacêuticos de forma regular, como aqueles que possuem quadros de diabetes e hipertensão, doenças que afetam cerca de 7% e 30% da população brasileira, respectivamente, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

De modo geral, o farmacêutico atua para atender as necessidades de saúde do paciente, da família e das comunidades. Por isso, a humanização do atendimento farmacêutico é um aspecto primordial já que, muitas vezes, é o primeiro momento de acolhimento e escuta do paciente. Os principais serviços incluem educação em saúde e autocuidado, encaminhamento de casos suspeitos a outros profissionais de saúde para conclusão do diagnóstico, revisão de farmacoterapias, organização das rotinas de tratamento, avaliações corporais, entre outros.

Além de realizar exames básicos, orientar e promover o uso correto e consciente de fármacos, o profissional de farmácia também atua em diversos outros segmentos do sistema de saúde, com suporte em atendimentos primários (casos simples), secundários (média complexidade) e emergenciais. Em hospitais e pronto-atendimento, por exemplo, o farmacêutico reforça a segurança do tratamento dos pacientes e a dos trabalhadores, atuando na fiscalização sanitária da produção de medicamentos, em análises químicas de laboratórios, testes bioquímicos e hematologia. Outros segmentos são pesquisas, desenvolvimento e aplicação de produtos cosméticos; análises toxicológicas, microbiológicas e físico-químicas dos alimentos e seus insumos; e análises laboratoriais de amostras químicas e biológicas.

O cuidado com a saúde de pacientes envolve diversas profissões e especialidades, com equipes atuando em busca de objetivos em comum: a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a recuperação plena dos assistidos. Sob o cuidado farmacêutico, em conjunto com outros profissionais da área, é possível desenvolver ações coordenadas e um trabalho integrado, a fim de garantir a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Por fim, importante ressaltar que a atuação do setor de farmácia vai ao encontro da definição da Organização Mundial da Saúde sobre saúde universal, que assegura a todas as pessoas acesso integral e de qualidade a esses serviços, sem enfrentar discriminação ou dificuldades financeiras.

Nesse sentido, os serviços prestados pelas drogarias integram um conjunto de ações multissetoriais, que contemplam aspectos sociais relevantes e promovem a conscientização de toda a população sobre esse assunto tão importante.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!