Existe uma grande dúvida e questionamento em como conduzir e pensar os negócios em momentos como este que vivemos agora. Principalmente pois o que se desenha como cenário é uma perda de demanda, mas também de ofertas. Se olharmos para o passado não muito distante, outras doenças causaram ou trouxeram grandes movimentos de inseguranças e instabilidade, mas também trouxeram muito aprendizados.

O que podemos ter em momentos como estes é serenidade, mas além disso, existem alguns pontos que gostaria de compartilhar. O primeiro deles é jamais desmerecer a crise, ao mesmo tempo, não deixar de olhar para o seu negócio. Ou seja, não fique “abduzido” apenas por tudo que vem de fora, mas ao mesmo tempo considere cenários que estão sendo mostrados e leve os mesmos em consideração, principalmente os relacionados às demandas da sua empresa.

O segundo ponto é respeitar os movimentos e conceitos. Isso mesmo! Em época de coronavírus, não esquecer primícias comportamentais e de mercado pois, às vezes, ficamos “cegos” e não olhamos, por exemplo, para o nosso redor para identificar a direção que pode ter uma oportunidade.

A necessidade de ser flexível e adaptar-se no mercado é uma tarefa fundamental também para driblar a pandemia da Covid-19, que tanto assola a conjuntura econômica do país e de outras nações. A ideia aqui é: Não adianta ser o mais forte ou ser o melhor ou o maior. Sobrevive quem consegue se adaptar, se moldar e entender o cenário, o comportamento das pessoas para criar estratégias mercadológicas.

Outro passo essencial é aceitar que em alguns caso o seu negócio pode não continuar em ascendência. No entanto, é indispensável compreender esse processo e agir para se manter em um patamar que não coloque em risco as suas operações. Com certeza, novas dúvidas e questionamentos devem estar passando pela sua cabeça e da sua equipe. Nesta hora, o importante é se comunicar de forma clara e organizada, mapeando com o maior número de pessoas possíveis uma análise e achar possíveis respostas.

O último ponto que apesar de ser subjetivo não é menos importante é ser otimista. Afinal, pensar que de uma forma ou de outra tudo irá passar e saber que as situações causadas por uma força maior e de caráter fortuito serão como esse que nos trazem reflexões e aprendizados que, com certeza, nos levarão a novos caminhos.

Precisamos estar preparados para a prosperidade, mas também para os tempos de crise