Opinião

Prevenção e longevidade

Aspectos indissociáveis em saúde

Por Amândio Soares e Roberto Porto Fonseca
Publicado em 29 de outubro de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

Prevenção é palavra-chave quando vamos tratar de qualquer assunto relacionado à saúde. Visitas periódicas ao médico, alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são fatores determinantes para manutenção da qualidade de vida, longevidade e bem-estar geral da população.

Para além de curar patologias, a medicina cumpre o papel de se antecipar e de prevenir diversos distúrbios. Ao diagnosticar uma doença logo após os primeiros sintomas, são inúmeras as chances de controlar o quadro, retardar o avanço e evitar danos que podem até ser irreversíveis.
Por mais relevante que seja, o país ainda não tem a cultura da prevenção e do diagnóstico antecipado. Por isso, o desafio é de toda uma construção da consciência e estímulo a essa prática que pode refletir-se diretamente na saúde da população.

Neste mês, com a movimentação do Outubro Rosa para conscientização da prevenção ao câncer de mama, ganham relevância dados positivos que mostram que o diagnóstico precoce da doença oferece até 95% de chance de cura, conforme informações da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Mas o desafio não termina aí. Podemos lembrar ainda que uma paciente com suspeita de câncer de mama pode demorar até 84 dias para iniciar o tratamento na rede privada em Belo Horizonte.

Foi a partir de constatações como essa que nasceu, há exatamente um ano, o Orizonti – Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade, que complementa e amplia os serviços oferecidos pela Oncomed Tratamento Médico Integrado.

Mais do que um hospital geral e muito mais que um lugar para tratar doenças, criamos um centro de saúde com foco, acima de tudo, na promoção da saúde. Temos a longevidade como propósito, e, justamente por isso, a prevenção é o nosso fio condutor. Acreditamos que este é o principal caminho que nos leva a envelhecer bem. Para colocar tudo isso em prática, disponibilizamos mais de 50 especialidades médicas que incluem medicina do esporte, nuclear, intensiva e neurocirurgia, entre diversas outras.

Os números e a experiência compartilhada por cada paciente têm sido o principal indicador da aceitação à metodologia humanizada que oferecemos. Já realizamos quase 9.000 exames, mais de 9.000 consultas ambulatoriais, aproximadamente 4.500 internações hospitalares, além de 4.200 cirurgias, sendo 100 delas robóticas, uma modalidade em plena sintonia com as mais modernas tecnologias disponíveis no mundo atualmente.

A propósito das cirurgias robóticas, por exemplo, o investimento em novas tecnologias é um dos principais focos de desenvolvimento do nosso trabalho. Estamos voltados para que esse tipo de procedimento ganhe cada vez mais espaço em nossa atuação. Além de ser minimamente invasivo, apresenta inúmeras vantagens. Entre elas, a recuperação mais rápida do paciente, menor tempo de hospitalização e um menor risco de infecção.
Tudo isso porque acreditamos e defendemos que a medicina precisa ir além do tratamento de doenças, concentrando esforços na prevenção. É isso que fizemos neste primeiro ano. É isso que faremos por toda a nossa jornada, que está apenas começando.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!