Opinião

Santo Antônio e os nossos casamentos

Relações saudáveis com quem convivemos

Por Eliane Ramos de Vasconcellos Paes
Publicado em 11 de junho de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

Dia 13 de junho é o de santo Antônio, missionário da conexão do amor, que ajuda a encontrar a sua cara-metade, resolve os conflitos com a pessoa amada, oferece apoio emocional nos momentos difíceis e ajuda a reencontrar a fé. 

Inspirar os que estão próximos a sonhar, aprender, realizar e ser cada vez mais, fazendo da sua empresa um lugar de amor, em cujo local todos se sintam engajados, também são atributos do líder. 

É como o lema da Apac, entidade cujo trabalho é baseado na valorização humana: “Aqui tem amor, do amor ninguém foge”, inspirado na explicação de um presidiário que de lá nunca quis escapar. Onde há amor, há brilho nos olhos, sentimento de liberdade e felicidade. 

Relacionar-se não é fácil. Somerset Maugham escreveu que “os homens não são somente eles; são os poetas que leram e o Deus em que acreditaram”. 

O líder se guia pelos melhores exemplos, tais como os pregados por santo Antônio e pelo “ubuntu”, palavra da cultura negro-africana, que sentencia: “Eu sou porque somos todos nós”, “minha existência conectada com a do outro”. Compaixão e fraternidade, colocando as necessidades dos seus colaboradores no centro da tomada de decisão. Os seres humanos imprescindíveis vivem a unidade na diversidade! 

Não podemos agir como meros espectadores. Se a saúde mental no ambiente de trabalho importa e determina, a mudança deve ser precedida do olhar para nós mesmos como o primeiro passo para o bem-estar. A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. 

Saiba quem poderá te ajudar, cultive seu “networking”, família amigos e colegas. Alguns serão os apoiadores emocionais, e outros te ajudarão a desenvolver competências e encontrar o seu melhor casamento com a empresa. 

Atente-se àquilo que te fará feliz. Elimine o desnecessário e se assimile ao essencial, transformando-o em uma grande oportunidade. Na vida, quanto mais alinhado o seu propósito, mais energia e motivação você terá para seguir. Exerça aquela que Machado de Assis chamou de a ocupação mais digna, o cuidar da “saúde da alma”! 

O mundo está inquieto. Não espere levar um murro para recriar seu plano de vida. A felicidade será conquistada quando cada um descobrir que ela vem de dentro. Estejamos fortes e com muita fé para a nossa jornada, deixando seu legado, com serenidade e altruísmo. 

Comecemos por um bom casamento com nós mesmos, o que é fundamental para as relações saudáveis com quem convivemos. Digamos mais “te amo, quero continuar casado com você, meu eterno namorado, mas também com minha empresa e meus colegas de trabalho”, para que, tendo em nós, tal como Fernando Pessoa, “todos os sonhos do mundo” e sob a proteção de santo Antônio, tomados de fé e de amor ao próximo, as muitas formas de casamentos da nossa existência sejam marcadas pela demonstração inabalável de que Deus está dentro de cada um de nós. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!