Finanças

Como usar bem o seu cartão de crédito

Embora tenha muitas vantagens, o cartão de crédito também pode ser perigoso e te colocar em dívidas

Por EmCash
Publicado em 14 de fevereiro de 2023 | 10:17
 
 
 
normal

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado no seu dia a dia financeiro. Ele permite fazer compras mais altas de forma parcelada, ajuda a ganhar milhas e pontos, e ainda joga o pagamento da compra um pouquinho mais para a frente, o que dá um alívio no orçamento do mês. 

Mas, embora tenha muitas vantagens, o cartão de crédito também pode ser perigoso e te colocar em dívidas. Por isso, é preciso saber usá-lo com sabedoria. 

Veja agora algumas dicas de como usar bem o seu cartão de crédito

Como usar bem o cartão de crédito? 6 dicas! 

Para começar, é importante que você entenda por que o cartão de crédito pode ser perigoso. Para se ter uma ideia, ele é a principal fonte de endividamento no Brasil e pode criar verdadeiras bolas de neve de dívidas. 

Isso porque, caso o consumidor não consiga pagar a fatura total, entra em ação um tipo de empréstimo chamado “rotativo do cartão”. O rotativo é uma oportunidade que os bancos dão aos clientes de parcelar o valor da fatura, quando não é possível pagar o valor inteiro. Porém, os juros do rotativo são extremamente altos e, a cada dia que você deixa de pagar a fatura atrasada, mais caro fica. 

Agora que você já entendeu por que o cartão pode ser um vilão, veja as dicas de como evitar o endividamento com esse dispositivo. 

1. Pague a fatura integral 

Bom, então a primeira dica tem tudo a ver com o que explicamos acima. Sempre opte por pagar a fatura inteira do cartão, todos os meses. Caso contrário, você começará a pagar as multas e taxas de juros, e o valor será bem maior do que sua dívida inicial. 

Lembre-se que o cartão é um tipo de empréstimo e precisa ser pago em dia. Fique sempre atento à data de vencimento para não deixar atrasar. 

Coloque um lembrete no celular para te avisar sobre a data de pagamento, caso você tenha costume de se esquecer. 

Não consegue pagar a fatura inteira? 

Se você realmente não vai conseguir pagar a fatura inteira, você tem outra possibilidade que te ajuda a fugir do rotativo. Mas ela deve ser usada com cautela. 

Aqui, você pode optar por fazer um empréstimo em uma fintech segura e sem burocracia, contanto que esse empréstimo tenha juros mais baixos do que o do cartão de crédito. Assim, você pega uma dívida mais barata, que não vai se tornar uma avalanche difícil de pagar. 

Para que isso seja possível, é importante optar um empréstimo com juros menores, como é o caso do consignado. 

2. Fique atento aos parcelamentos 

Sempre que possível, prefira fazer suas compras à vista. O parcelamento é muito interessante, mas pode fazer com que suas dívidas se acumulem. 

Ao parcelar as compras, parte do valor total será transferido para meses subsequentes e muitas pessoas acabam se esquecendo desse valor. Fica mais difícil ter o controle das contas. 

Isso compromete não só a sua renda mensal, mas também reduzirá o limite do seu cartão até que o valor total seja pago. 

3. Corte compras supérfluas e por impulso 

Por ser muito fácil de gastar, o cartão de crédito também torna mais fácil fazer compras de itens que nem sempre você precisa. 

As compras por impulso são aquelas que você faz sem necessidade, simplesmente pelo calor do momento. Veja como evitá-las aqui

Para te ajudar a evitar as tentações, é importante ter um planejamento financeiro bem feito. Ou seja, criar o orçamento da sua família, com um teto de gastos para cada item – desde as despesas mensais essenciais, como de moradia, alimentação e transporte, até as que não são essenciais, mas são importantes para você (como academia, cursos, lazer, salão de beleza, roupas e outros). 

4. Não empreste o cartão para outras pessoas 

Pode parecer óbvio, mas acredite, muitas pessoas emprestam o seu cartão de crédito para outras pessoas. Isso porque é comum que algumas pessoas não tenham um cartão – seja por não ter uma conta bancária ou porque o nome está sujo, por exemplo – e essa é uma maneira que você tem de ajudá-las. 

Mas, infelizmente, isso pode ser arriscado. Caso a pessoa não pague a dívida com você em dia, é você que será responsabilizado e é da sua conta que sairão os juros e multas. É você também que pode ser negativado caso não consiga pagar a fatura, o que traz muito prejuízos à sua vida. 

5. Tenha um (ou poucos) cartões 

Ter mais de um cartão de crédito pode ser uma grande cilada para quem não tem um controle financeiro alto. Ao gastar mais de um, você terá mais contas para administrar e mais possibilidades para se endividar. Isso porque fica mais difícil de organizar os prazos de pagamento de cada fatura e os limites de cada cartão. Na dúvida, simplifique! 

6. Cuidados com os golpes e compras online 

As compras online estão cada vez mais comuns e hoje já é possível comprar não só pelos sites de lojas, mas pelas redes sociais e aplicativos como o WhatsApp. Mas, apesar de facilitar, isso também facilita os golpes virtuais. 

Um cuidado que você sempre deve ter é nunca compartilhar os dados do seu cartão com outras pessoas pela internet e nunca tirar foto dos lados do seu cartão

Se for comprar em lojas online, sempre verifique se os sites são mesmo seguros. Você pode fazer isso de diversas maneiras: 

  • Confirme se o site tem certificado digital SSL (selo de segurança). Para isso, é só conferir se o endereço do site (URL) tem um “https:” antes. Isso é uma verificação de segurança importante. Veja também se há um cadeado ao lado. 
  • No rodapé do site, costuma ter o CNPJ da loja. Faça uma pesquisa rápida no Google para verificar se a empresa é idônea. 
  • Na dúvida, pesquise também sobre a loja em sites como o Reclame Aqui e Consumidor.gov. Pelas reclamações de outros consumidores, você conseguirá tirar suas conclusões. 

Gostou das dicas? Se você tem dificuldades de manter um cartão de crédito, outra recomendação pode ser ter um cartão pré-pago, que te dá muito mais controle das contas. 

Veja agora o que é o cartão pré-pago e qual a diferença em relação ao cartão de crédito! 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!