Finanças

Vale a pena solicitar um empréstimo para quitar dívidas?

Pedir um empréstimo para quitar dívidas pode ser a solução na hora de organizar as suas finanças; fique atento para não se atrapalhar

Por EmCash
Publicado em 31 de janeiro de 2023 | 03:00
 
 
 
normal

Estar endividado é uma das situações mais difíceis que uma pessoa pode estar. Cobranças, nome sujo, juros altos... é por isso que, provavelmente, você veio até aqui: para buscar maneiras seguras para quitar as suas pendências. Será que vale a pena pedir um empréstimo para quitar dívidas? 

É sobre isso que vamos falar hoje. Mostrar que sim, pode valer a pena! Veja agora como fazer e aprenda maneiras inteligentes de se livrar das dívidas. 

Pedir empréstimo para quitar dívidas é uma boa ideia? 

Sim, pedir um empréstimo pode quebrar um ciclo de dívidas altas, mas precisamos dizer que tudo depende

Quando falamos em endividamento, cada caso é um caso e precisa ser estudado atentamente para que o consumidor não acabe contraindo ainda mais dívidas. Por isso, cuidado! 

  • Se você tem dívidas pequenas, pode ser mais inteligente renegociar com o credor as prestações e pagar diretamente, mesmo que seja aos poucos. 
  • Porém, se você tem muitas dívidas ou se tem uma pendência cara, pedir um empréstimo pode fazer sentido. Mas, aqui está o pulo do gato: só vale a pena se o Custo Efetivo Total (CET) desse empréstimo for mais baixo que o custo de todas as suas dívidas. 

O que é CET? 

CET é o Custo Efetivo Total do empréstimo, ou seja, a soma de todas as taxas, juros, seguros, tributos e outros gastos que você vai ter ao solicitar aquele crédito. Isso está descrito no contrato do empréstimo e é muito importante ficar atento a esse valor. 

Muitas pessoas cometem o erro de olhar apenas o valor da prestação ou da taxa de juros. Mas, em muitos casos, existem outras taxas bancárias que acabam deixando a dívida ainda mais cara. 

Quando o CET da nova dívida é mais baixo, isso significa que você vai pagar menos por mês para quitar aquele empréstimo, comparado às dívidas anteriores. 

Como pedir o empréstimo de forma segura? 

Para que essa operação de substituir dívidas caras por um empréstimo seja vantajosa, é preciso que você: 

  1. Faça uma soma de todos os CETs das dívidas que você tem em aberto atualmente; 
  2. Se quiser, pode tentar conversar com cada credor para renegociar e tentar condições mais favoráveis; 
  3. Faça um orçamento pessoal, que é um planejamento de quanto você ganha e gasta por mês, para entender quanto do seu dinheiro você poderá dispender para pagar aquela dívida. Não adianta pedir um empréstimo que você também não vai conseguir pagar, concorda? Então, encare as suas contas de frente para conseguir sair desse ciclo. 
  4. Pesquise bem quais empréstimos vão sair mais baratos do que as dívidas atuais e entenda de forma clara os termos do contrato. 
  5. Tome cuidado com golpes de empréstimo, que estão cada vez mais comuns. Ao fazer a sua pesquisa, recorra a bancos e instituições financeiras de confiança. Você pode olhar no site do Banco Central se a instituição é confiável. 

Quais as vantagens de pedir empréstimo para quitar dívidas? 

Entenda agora por que pedir um empréstimo pode ser benéfico para você: 

Você fica com apenas uma dívida única 

Além do benefício imediato que é se livrar de dívidas caras, pedir um empréstimo único também é muito vantajoso para que você tenha apenas uma conta para pagar. 

Ter muitas pendências pode ser confuso e muitas pessoas acabam pagando de forma errada. Isso faz com que a dívida cresça e se torne uma bola de neve. 

Com apenas um boleto, você tem mais controle sobre esse pagamento e evita de errar na hora de pagar as prestações. 

Pode limpar o seu nome 

Ao fazer esse empréstimo, você tem acesso a um dinheiro rápido e pode pagar as dívidas em aberto, removendo seu CPF da lista de inadimplentes de órgãos como SPC e Serasa. 

Ao pagar uma conta, o credor tem até cinco dias úteis para limpar o seu nome e, com isso, você volta a poder emitir um cartão de crédito, fazer financiamentos, aumenta as chances de ser aprovado para alugar um imóvel, dentre outras consequências positivas. 

É importante dizer, porém, que o seu nome só ficará limpo se você quitar todas as dívidas anteriores e se manter o pagamento do novo empréstimo em dia. 

Pode preservar seus bens pessoais 

Parte das dívidas contraídas no mercado exigem como garantia bens como imóveis e veículos, que podem ser apreendidos judicialmente, se o banco ou credor acionar a justiça para isso. É uma situação que pode ser revertida com a ajuda de um advogado, mas, o ideal é tentar evitar que chegue a esse ponto. 

Além disso, outras vantagens de quitar as dívidas anteriores é que você: 

Terá o score de crédito aumentado após o pagamento; 

Para de receber ligações de cobrança, o que pode ser muito incômodo no dia a dia; 

Pode voltar a ter uma vida financeira organizada. 

Qual empréstimo vale a pena fazer? 

Bom, falamos aqui que para o empréstimo valer a pena e fazer com que você consiga quitar as suas dívidas, ele precisa ter um CET menor. 

Normalmente, o empréstimo consignado costuma ser a opção de crédito mais atrativa do mercado, já que os juros são mais baixos. O consignado é aquele tipo de empréstimo que desconta o valor das parcelas diretamente da folha de pagamento. Por isso, ele é liberado para: 

  • Servidores públicos 
  • Funcionários de empresas privadas, com carteira assinada 
  • Aposentados e pensionistas do INSS. 

Essa garantia de pagamento, que sai do seu salário, permite às instituições financeiras ter mais confiança de que você pagará aquele empréstimo. O baixo risco de inadimplência possibilita, assim, uma cobrança menor de juros, o que torna o consignado mais barato. 

Mas existem outras modalidades de empréstimo e, como falamos, é preciso que você estude bem as opções para adequar ao seu caso. 

Quer saber mais? Então, veja agora quais modalidades de empréstimo existem

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!