O novo livro do psiquiatra Augusto Cury alerta sobre a ansiedade. Mais especificamente sobre a sutil e perigosa Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) que, ironicamente, não tem nada a ver com um spa, muito pelo contrário. O vilão desta vez não é o ovo, o cigarro, o açúcar ou mordomo. A “culpada”, a responsável é esta nossa sociedade invasora de privacidades, inconveniente, chata, com overdose de informações nas não menos famosas e infinitas redes sociais.

Inimigo amigo
O resultado? Estamos sempre uma pilha de nervos à flor da pele, perdidos, sem bússola e se supliciando por coisas que não aconteceram, às vezes nem acontecerão. O novo livro de Cury é seu 35º, “Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século”. Numa entrevista a Patrícia Zaidan, ele falou mais.

Fogo amigo
"É uma hiperconstrução de pensamentos, numa velocidade que, de tão alta, estressa e desgasta o cérebro. Consequências desastrosas para o corpo e a mente. Pensar é bom, mas com consciência crítica. Pensar excessivamente e sem gerenciamento é uma bomba emocional contra a mente livre”.

Amigo da Onça
“Bomba que impede o desenvolvimento de funções da inteligência: refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência, colocar-se no lugar do outro. Os sintomas da SPA: fadiga, dores de cabeça e musculares, irritabilidade, sofrimento por antecipação, dificuldade para trabalhar com pessoas lentas, transtorno do sono e déficit de memória. Cerca de 20% das pessoas estão deprimidas. Já a SPA ocorre, provavelmente, em 80% de adultos, crianças e adolescentes, com três ou mais sintomas”.

Onça veloz
Muitos médicos e professores confundem os dois transtornos e estão perdidos. “Mas onde estão as pessoas mais ansiosas: na família, nas empresas, nas festas noturnas, nas redes sociais? Nas religiões, empresas, universidades. Não há oásis nas sociedades modernas. Steve Jobs não sabia, mas os smartphones cativam a emoção e estimulam a edição veloz de pensamentos, gerando inclusive dependência psíquica”.

Onça tóxica
“Tire o celular de um jovem por um dia e a dependência aparece: ele fica mais ansioso, intolerante a contrariedades, com humor depressivo e num tédio mordaz. A internet trouxe grandes ganhos, mas contatos superficiais. Ali, raramente a pessoa se relaciona com alguém em profundidade e, pior, com ela mesma. Tenho falado sobre a necessidade de desintoxicação digital. Pais têm que dar limites aos filhos”.

Tóxica e triste
“Uma criança de 7 a 10 anos guarda mais dados do que um filósofo grego quando seu país estava no auge”. Segundo o livro, o pensamento acelerado rouba a qualidade da emoção e envelhece o psiquismo. A explicação? A mente hiperexcitada empobrece a emoção rapidamente. Há milhões de jovens envelhecendo, com dificuldade de contemplar o belo, de ver a própria existência como um espetáculo. A geração da era da indústria do lazer é a mais triste de que se tem notícia.

Triste e mortal
“Vivemos o dobro do tempo em relação ao homem da Idade Média, quando uma amigdalite podia ser fatal. Apesar de a expectativa de vida ter crescido, a SPA leva à morte precoce do tempo emocional. Não o sentimos passar, os meses voam. Um dos desafios é dilatar o tempo, fazer muito do pouco, gastar horas com aquilo que o dinheiro não compra. Mas não sabemos lidar com isso. Temos varanda e não sentamos nela para conversar. Temos jardim e não vemos as flores”.

 

Lança-Perfume

- Dia 12 de novembro, a Líder Aviação comemora seus 60 anos na Sala Minas Gerais com o internacional Cirque de la Symphonie e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, para convidados.

Já nos dias 13 e 14 de novembro, a Líder Aviação patrocina espetáculo aberto ao público. No repertório da companhia norte-americana, sucessos da música clássica, como o balé “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, e o “Bolero”, de Ravel.

- Um espetáculo circense cheio de sol, impressionante, com acrobacias sincronizadas com o repertório da orquestra.

- Com o tema “Agora e Para Sempre” a 23ª edição do Minas Trend acontece de 29 de outubro a 1º de novembro, no Expominas, e traz como novidade o projeto “Gastronomia Tá na Moda”. Trata-se de uma ação gratuita e que abre as portas do evento para a população. Em um espaço de 3.000 m², estarão restaurantes e bares com receitas especiais para o maior evento de negócios da cadeia produtiva da moda no Brasil.