Meira Souza

Meira Souza

Meira Souza é médica com especialização em anestesiologia, acupuntura e clínica de dor, é autora de três livros e proprietária e diretora da Clínica Dra. Meira Souza

DRA MEIRA SOUZA

A relação entre dor e sobrepeso

Inflamações, perda muscular e imunidade

Por Meira Souza
Publicado em 11 de maio de 2024 | 07:15
 
 
 

Quando escrevi o livro “12 Atitudes para Viver Feliz e em Equilíbrio com o seu Peso”, alguns leitores estranharam a escolha do tema, uma vez que eu me dedico fortemente ao tratamento da dor. Mas as pessoas que conhecem o meu trabalho não tiveram a mesma sensação. 

Neste momento, no qual existe um médico para cuidar de cada órgão, parece um contrassenso um clínico de tratamento de dor falar sobre obesidade. 
Precisamos ter uma visão além da dor para buscarmos a compreensão de que não existe o sintoma doloroso sem uma disfunção. 

Predisposições

A obesidade predispõe a várias patologias dolorosas. É comum as pessoas pensarem que essa predisposição se deve ao excesso de peso, causando uma sobrecarga sobre as articulações do tornozelo, do joelho, do quadril e da coluna. 

Seguindo esta linha de pensamento, muitos se autorizam a cometer algumas loucuras na busca pela redução do peso: dietas restritivas, uso de medicamentos perigosos e mesmo da cirurgia bariátrica. 

Não se trata apenas de reduzir a sobrecarga de peso. Trata-se de reduzir este peso tornando uma pessoa mais saudável. 

Inflamação e perda muscular

Uma pessoa obesa comumente apresenta micro inflamação. E, se a perda deste excesso de peso não foca em reduzir essa inflamação, essa condição desencadeará outros problemas, além de manter a condição inflamatória: artrites, polineuropatias por desnutrição ou intoxicação... 

Outro problema comum na perda rápida de peso, que geralmente ocorre é uma grande perda de músculos, que em algumas situações promove mais instabilidade articular, levando às artrites e artroses, no caso da coluna causa maior sobrecarga sobre os discos intervertebrais.  

Imunidade

O sobrepeso colabora ainda para os quadros de resistência insulínica que são muito envolvidos com quadros de dores de cabeça e fibromialgia. Sem falar das alterações de imunidade. 
Ou seja, se a intenção não é apenas prescrever uma medicação para o sintoma dor, tenho motivos de sobra para auxiliar o paciente na busca do peso ideal de forma equilibrada.  

Fazer as pazes com o peso de forma equilibrada é o outro desafio, diante de tantas promessas e receitas prontas, a confusão que existe nesta intenção de atingir o peso ideal é outra condição que motivou escrever o livro. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!