Meira Souza

Você sabe respirar?

Uma respiração limpa para a desintoxicação do corpo


Publicado em 05 de junho de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

Bem-vindos ao meu consultório! É assim que começo a maioria de minhas consultas, e depois de algum tempo de conversa passo minha prescrição.

– Respirar conscientemente por apenas 14 minutos diariamente? – Você ri enquanto repete minha fala. – Mas, doutora, eu respiro o tempo todo!

Parece óbvio que todos os meus pacientes respiram – de outra forma, não estariam no consultório. Mas vocês ficariam impressionados com a baixa qualidade de nossa respiração como sociedade.

Padrões de beleza impõem a todos um culto a magreza que está longe de ser saudável. Quantas vezes você já murchou a barriga para impressionar alguém ou para se sentir menos desconfortável? E não apenas isso. Cintas modeladoras e abdominoplastias também são grandes vilões de nossa respiração.

Fora todas essas situações de claro desconforto estético também temos que analisar o modo como respiramos. Eu poderia apostar que quando você respira sua barriga vai para dentro enquanto seu pulmão se expande. Acertei? Tomara que não. Respirar dessa maneira comprime os órgãos e até mesmo limita a capacidade do pulmão.

Uma respiração adequada é vital, pois, além de desintoxicar o corpo, ela equilibra o PH do sangue e o ajuda a ficar entre 7,35 e 7,45 – valores um pouco acima ou abaixo disso trazem problemas sérios para o corpo todo.

Valorizamos, em excesso, sucos detox e jejuns para limpeza interna do corpo, mas pouco se comenta que o metabolismo da gordura gera substâncias tóxicas, que sofrem uma reação química e se transformam em ácido carbônico e água que são liberadas mais pelo pulmão do que pelo intestino, e quando essa liberação não ocorre o corpo fica ácido e gera muitas inflamações.

Com uma respiração inadequada, o corpo vai aos poucos priorizando energia apenas para continuar vivo, e condições como calma, tranquilidade e disposição são colocadas em segundo plano, deixando o corpo pouco funcional.

Essa falta de vigor do corpo intoxicado leva à depressão e reduz o metabolismo basal, então temos um organismo poupador de energia que tende a acumular mais gordura.

– Ora, já entendi que respirar mal traz malefícios, mas o que posso fazer a respeito?

Venha junto comigo, que vou te ensinar rapidamente como melhorar sua qualidade de vida: primeiro, certifique-se de que está com a postura de coluna correta, assim você garante espaço suficiente para o pulmão. O segundo passo é inchar a barriga quando puxar o ar. Pode ser um pouco estranho no início, mas praticar essa respiração de maneira consciente já é o suficiente para fazer mudanças permanentes em sua vida.

Quando não souber o que fazer, se sentir perdido ou cansado, respire, expanda todo o seu pulmão, deixe seu corpo mais solto, mais livre. Este pode ser o começo de uma vida mais leve.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!