Coluna Esportivamente

Lição pra vida toda com postura positiva dos atletas paralímpicos

Poucas horas no Rio de Janeiro serviram como um aprendizado de anos por ver de perto forma como atletas com alguma deficiência encaram suas rotinas

Por Daniel Ottoni
Publicado em 07 de fevereiro de 2020 | 14:54
 
 
 
normal

Já fiz outros bate-voltas antes e sempre valem a pena, apesar da correria. Mas o mais recente deles, na última quinta-feira (6) foi ainda mais rápido. Cheguei ao Rio de Janeiro às 11h30 para sair às 17h, tendo cerca de duas horas para entrevistar nove atletas do  Time Nissan. A montadora japonesa não só patrocina como dá suporte para o que for necessário para 11 atletas olímpicos e paralímpicos do Brasil. Pra se ter uma noção, cada um deles tem seu próprio Nissan Kicks, cedido pela empresa, uma 'mão na roda' para os deslocamentos diários. 

Fiquei preocupado como seriam as entrevistas, querendo fazer exclusivas com todos, mas sem saber se seria possível. E foi, graças à organização do departamento de comunicação, que fez um belo trabalho. Antes dos jornalistas terem todos à disposição, breves palavras de diretores da marca e de Clodoaldo Silva, ex-nadador e hoje mentor do Time Nissan. Quem também pediu a palavra foi Ágatha, do vôlei de praia, que fez questão de reforçar do ambiente de família entre os integrantes, com cada um sempre estando ao lado do outro, nas horas boas e ruins. Por algum motivo, ela 'roubou' a raquete e a peteca de badminton de Ygor Coelho e só os deixou na hora de ir embora. 

No caminho certo

Oportunidades como esta são interessantes não só para ter um contato próximo com atletas que nunca entrevistamos ou falamos uma vez ou outra. É legal ver de perto quem são os repórteres que fazem um trabalho parecido com o nosso. Pude conversar por alguns minutos com Fernando Gavini, ex-ESPN e TV Gazeta e criador do site Olimpíada Todo Dia, que tem, em apenas três anos, atingido milhões de acessos por mês, com picos estrondosos durante o Pan. Imagina o que vem por aí na Olimpíada. O projeto conta com dois fortes patrocínios e não tenham dúvida de que, mesmo já sendo uma referência, vai crescer ainda mais. 

Exemplo para cada dia

O que mais me chamou atenção nas entrevistas foi ver de perto a postura positiva dos atletas paralímpicos. Jane Karla, do tiro com arco, superou um câncer e não deixou a mudança de esporte lhe afetar o sonho de seguir no alto rendimento. Deixou o tênis de mesa para trás e segue entre as melhores do Brasil.

A nadadora Susana Schnarndorf tem 52 anos, foi diagnosticada com uma prazo de vida de cinco anos e já superou a previsão mais do que errada do antigo médico em dezenas de meses. Apesar de ainda ter os movimentos limitados e do avanço da doença, vive um dia de cada vez e tem o esporte como propulsor dos sonhos dentro e fora do esporte. 

Uma das que me impressionou muito foi  Verônica Hipólito, do atletismo. Ela já retirou 200 tumores (não é exagero ou força de expressão), perdeu 90% do intestino grosso e sofreu um AVC. De longe, era uma das mais animadas, sorridentes, com uma energia contagiante. 

Três minutos de conversa foram suficientes para uma lição pro resto da vida. Quantos na sua situação teriam uma atitude completamente diferente? Saí de lá e na volta pra casa, pensei muito nisso. Damos pouco valor ao que temos, muitas vezes. Pessoas como ela nos mostram como é preciso encarar cada dia como único e aproveitar ao máximo o que temos. 

Parece clichê, mas é algo muito real. Seria fantástico cobrir uma edição de Paralimpíada, o que não faltam são personagens e histórias de vida, daquelas que a gente vai se lembrar e se inspirar por muitos anos. A turma do esporte paralímpico, mesmo com deficiências físicas e mentais, fazem questão de não serem tratados como 'coitadinhos'. Querem apenas o respeito e o tratamento por serem diferentes e terem a mesma condição de chegar mais longe do que muitos podem pensar. Capacidade, ensinamentos e superação têm de sobra. 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!