O VIVA estreou em 18 de maio de 2010, inicialmente foi disponibilizado apenas por algumas operadoras de TV por assinatura e não demorou a tornar-se bastante popular entre os espectadores, especialmente os noveleiros e fãs de programas de humor da TV Globo. Agora, às vésperas de completar 15 anos de operações, o canal anuncia a mudança de seu nome para Globoplay Novelas e outras novidades.

Globoplay Novelas passa a ser o nome do hoje Canal VIVA em 9 de junho, segundo informações do jornalista Ricardo Ferreira, na edição de O Globo desta quarta-feira (7). Além de clássicos que marcaram diversas gerações, o canal também vai dar espaço a novelas internacionais – isso já acontece – e produções inéditas.

Pronta há cerca de um ano e meio, a novela Guerreiros do Sol, de George Moura e Sérgio Goldenberg, será lançada no Globoplay em 11 de junho e nesse mesmo dia estreará na grade de programação do Globoplay Novelas. Com direção artística de Rogério Gomes, a novela fala sobre o cangaço e tem no elenco nomes como Thomás Aquino, Isadora Cruz, Alexandre Nero, José de Abreu, Irandhir Santos, Alinne Moraes, Nathália Dill e Alice Carvalho, e se passa entre as décadas de 1920 e 1930.

“Novela é um gênero de forte consumo em qualquer plataforma da Globo. É o gênero mais consumido no Globoplay, faz do VIVA um dos canais líderes da TV paga e está sempre entre os programas mais assistidos da TV Globo”, afirma Tatiana Costa, diretora de Gestão de Conteúdos Digitais & Canais Pagos.

Além das faixas hoje dedicadas a folhetins, o Globoplay Novelas terá mais quatro. Fora a que será ocupada por Guerreiros do Sol, também estrearão uma turca (Hercai: Amor e Vingança), uma mexicana (Amor Invencível) e a brasileira Além do Tempo (2015-2016), de Elizabeth Jhin.

Outra novidade será a promoção de enquetes para que o público decida as novelas a serem reprisadas em uma das faixas do canal, em “batalhas” temáticas. Em julho, vai estrear a primeira história definida dessa forma, com enquete a ser aberta em junho entre Por Amor (1997-1998) e Laços de Família (2000-2001): uma “batalha” de Helenas de Manoel Carlos. “É uma disputa entre duas novelas de grande sucesso que tiveram algo em comum”, declara Tatiana.

Em 19 de maio, exatos 15 anos depois de inaugurar o canal junto com Por Amor, Quatro por Quatro (1994-1995), de Carlos Lombardi, está de volta em substituição a Cara & Coroa (1995-1996), de Antonio Calmon. O resultado da primeira “batalha” deve definir a novela que substitui Roque Santeiro (1985-1986), de Dias Gomes com coautoria de Aguinaldo Silva.