Mercado Imobiliário

Manual para o uso da garagem

Redação O Tempo


Publicado em 17 de dezembro de 2015 | 19:01
 
 
 
normal

A falta de bom senso no uso das áreas comuns, especialmente na garagem, costuma causar discussões entre moradores. Ao comprar um apartamento, casa em condomínio ou sala, a pessoa deve analisar com muito cuidado as condições das vagas de garagem, pois, se forem problemáticas, poderão tornar a convivência muito difícil entre vizinhos, que, às vezes, chegam às vias de fato.
 
GARAGEM VALORIZA O IMÓVEL
A vaga de garagem é fator determinante para a compra ou locação de imóvel, pois, dependendo da região da cidade, o preço varia entre R$ 30 mil e R$ 100 mil. Entretanto, sua falta pode derrubar o preço do imóvel e dificultar sua comercialização.
 
MANUAL PARA TER SATISFAÇÃO AO SE UTILIZAR A GARAGEM
1 Não estacione na vaga do vizinho sem autorização, mesmo que este não possua veículo. Certamente, qualquer pessoa fica chateada ao ver que sua propriedade não é respeitada. É irritante pedir ao distraído para retirar o carro.
 
2 Não use a vaga como depósito de materiais, guarda-móveis, vasos, entre outros. Deixar entulhos por vários dias suja a garagem e prejudica os vizinhos. 
 
3 Estacione somente dentro da demarcação da vaga. Não encoste no para-choque de outro carro, porque o danifica. Seja gentil e posicione seu automóvel o mais distante possível do veículo ao lado para facilitar o acesso. Assim, ajudará seu vizinho e reduzirá o risco de ter seu carro abalroado.
 
4 Abra a porta com cuidado para não atingir a lateral do carro ao lado. Respeite o patrimônio alheio, pois, mesmo que pague pela pintura danificada, a sua falta de cuidado desvalorizará o carro, prejudicando a futura revenda.
 
5 Não buzine ou acelere o carro na garagem ou na frente do prédio, especialmente antes das 9h e após as 21h, pois os vizinhos têm direito de descansar.
 
6 Se no condomínio é permitido lavar o carro, faça-o sem sujar o chão e os automóveis dos vizinhos. Se respingar, lave o veículo do vizinho e mostre que é consciente e tem consideração pelos outros.
 
7 Não deixe seu carro pingando óleo no piso. Se sujar, limpe. Caso contrário, o síndico poderá aplicar a lei e exigir que o descuidado pague pela pintura do piso. Quem tem educação não precisa ser alertado de que aquele que danifica tem que reparar. 
 
8 Reponha no lugar o carrinho de compras que fica na garagem, pois você não o encontrou dentro do elevador. Colabore e procure preservar um ambiente colaborativo e saudável.
 
9 Não utilize a vaga destinada a visita ou rotativa como se fosse sua, pois você sabe o que adquiriu e os limites de seu direito.
 
DEVER DE RESPEITAR NORMAS DE SEGURANÇA
10 Verifique se o portão está trancado ao passar. Evite que um ladrão aproveite de sua displicência e coloque em risco a sua vida e a dos outros moradores.
 
11 Não sabote as regras de segurança do condomínio, deixando de, por exemplo, abrir a janela do automóvel quando o porteiro exigir para verificar se realmente é um morador. O ladrão, ao constatar que o edifício é criterioso, preferirá sequestrar/assaltar outro local. Seja inteligente. Abra o vidro, identifique-se e respeite o direito da coletividade em reduzir os riscos. 
 
Quem facilita a entrada de um assaltante ocasiona situações desgastantes; danifica as paredes e carros dos vizinhos; pode ser responsabilizado para indenizar pelo dano, bem como ser multado em até dez vezes o valor da quota de condomínio. Mas com certeza é dispensável para você, pois é educado, respeita as regras e valoriza um ambiente saudável.
 
RÁDIO JUSTIÇA, DO STF, e TV GLOBO ‘BOM DIA MINAS’
No dia 21/12, às 7h, na TV Globo e no “Bom Dia Minas”, falarei sobre o dever de respeitar os vizinhos. Esse tema será abordado no dia 22/12, às 9h30, na minha coluna de direito imobiliário da rádio Justiça, do Supremo Tribunal Federal. Ouça no site www.radiojustica.jus.br ou na FM 104,7 Brasília. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!