O networking nada mais é do que criar uma rede de contatos. Parece banal, mas isso serve não só para atuar em uma nova área ou ir para outra empresa, como até mesmo para conseguir uma promoção ou outra boa colocação profissional no local onde você já trabalha.
A verdade é que hoje em dia apenas as suas habilidades e um bom currículo não são suficientes para alcançar os grandes objetivos no meio profissional. É preciso manter contato com outros profissionais. Engana-se quem pensa que para isso basta entrar no Facebook ou no LinkedIn ou sair distribuindo os seus cartões de visitas. A ferramenta do networking vai além e, se bem utilizada, permite você trocar experiências e potencializar as oportunidades em todos os âmbitos da vida.
De início é importante entender que para se conectar com pessoas, principalmente no mundo corporativo, é preciso estar aberto a elas. Para desenvolver e gerenciar uma boa rede de contatos profissionais não basta entrar em um jogo de número de interações. A força e a longevidade da sua rede de contatos dependem mais da qualidade das conexões estabelecidas do que da quantidade de pessoas que estão nela.
Para ser memorável preocupe-se em escutar e focar sua atenção em pessoas com potencial de construção de um relacionamento futuro seja como fornecedor, parceiro de negócios, funcionário ou até mesmo sócio. Com isso é possível construir uma rede de contatos para trocar experiências e informações, aumentando assim as oportunidades por meio de relacionamentos.
Um erro muito comum no universo do networking é o de só se preocupar com ele apenas quando precisa usá-lo. Atitudes como essa podem resultar em efeitos negativos, pois as aproximações podem soar como falsas. O ideal é criar vínculos profissionais desde a formação acadêmica. Palestras, reuniões e conferências são ótimos meios de conhecer pessoas interessantes, bem como eventos sociais, esportivos e culturais.
Mas você deve estar se perguntando: e com a pandemia e isolamento social? O networking digital tem se tornado cada vez mais tendência. Grupos de relacionamento que surgem nas redes sociais e aplicativos conversacionais têm crescido e atendido a essa demanda de maneira até mais inclusiva que a tradicional e, claro, com maiores possibilidades de formatos e canais.
Para garantir que esteja no caminho certo, entenda como criar e fomentar essas conexões:
Busque pessoas com interesses em comum;
Esteja em palestras e masterminds;
Compartilhe ideias e convide pessoas para opinar;
Esteja presente em redes de networking como o Clubhouse;
Seja fiel e verdadeiro com seus contatos. Uma das piores coisas que existem é ser visto como interesseiro.
Já deu para entender que o networking pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio. Porém ele também pode ser um processo de construção de amizades motivadas por interesses mútuos. Criando e cultivando conexões reais, sua rede de contatos pode ser ampliada inclusive de forma espontânea, conforme você e seu negócio causam boas impressões e são referenciados.
Com um pouco de tempo e prática, seu capital social vai se tornando cada vez mais valioso, expandindo sua capacidade de formar relacionamentos sólidos.