Open Mind Brazil

Como manter a sua marca pessoal forte

Cinco diretrizes importantes para executivos C-Level

Por Paulo Moreti
Publicado em 13 de setembro de 2023 | 07:00
 
 
 
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No mundo dos negócios em ritmo acelerado, a marca pessoal do C-Level, tornou-se ferramenta essencial para se destacar e ter sucesso, o currículo, claro que ainda conta, a, mas estamos falando de profissionais em um outro nível, que devem dar o próximo passo que é a gestão estratégica de sua marca pessoal. Uma marca pessoal forte não só melhora a reputação profissional, também contribui para o sucesso geral da empresa.

Aqui cinco diretrizes que entendo serem importantes para manter uma marca pessoal forte para executivos C-Level:

1. Definir a proposta de valor exclusiva

Antes de construir efetivamente sua marca pessoal, você precisa identificar sua proposta de valor única. Você precisa refletir: O que o diferencia de outros executivos do seu setor? Que habilidades, experiências e perspectivas você traz para “o jogo”? Compreender isso ajudará a criar uma mensagem de marca clara e atraente que impacte o seu público-alvo.

2. Manter a consistência entre plataformas

Sua marca pessoal deve ser consistente em todas as plataformas online que você ache estratégica e onde obviamente esteja seu com seu público-alvo bem como e offline e também no “mundo” offline. Estou falando de perfis de mídia social, palestras, interações profissionais e até mesmo sua aparência. A consistência gera confiança e essa confiança ajuda as pessoas a reconhecerem você (reputação) e lembrar de você (awareness). Use um tom de voz, imagens e mensagens consistentes que se alinhem com os valores e objetivos da sua marca pessoal.

3. Mostre liderança inovadora

Como executivo C-Level, você tem insights e perspectivas valiosas para compartilhar. Estabeleça-se como um líder inovador em sua área de atuação, compartilhando seu conhecimento por meio de artigos, postagens em blogs, podcasts e palestras. Quando você oferece insights valiosos não apenas eleva sua marca pessoal, mas também pode posicionar sua empresa como líder em seu campo.

4. Cultive relacionamentos autênticos

Poderia ter colocado esse como primeiro ponto, pois considero a autenticidade como primordial junto ao autoconhecimento para a construção de uma marca pessoal, ética, relevante e alinhada. A marca pessoal não envolve apenas autopromoção; trata-se também de construir relacionamentos significativos. Envolva-se autenticamente com seu público, colegas e influenciadores do setor. Responda aos comentários em suas postagens nas redes sociais, participe de discussões relevantes e participe de eventos de networking. Relacionamentos autênticos podem levar a parcerias, colaborações e oportunidades que potencializam ainda mais sua marca pessoal.

5. Adapte-se e evolua

Você executivo C-Level, sabe muito bem que o cenário de negócios está em constante mudança, assim como sua marca pessoal. Manter-se atualizado com as tendências do setor e estar disposto a adaptar o posicionamento da sua marca de acordo com esses movimentos é imprescindível. Isso pode demandar o aprendizado de novas habilidades, a adoção de tecnologias emergentes ou o ajuste de suas mensagens para refletir as mudanças nas demandas do mercado e principalmente um trabalho estruturado de Personal Branding para que haja uma estratégia orquestrando todo esse processo de forma assertiva. Uma marca pessoal adaptável demonstra seu compromisso com o crescimento e a inovação e o mercado está de olho nisso.

(*) Paulo Moreti é especialista em personal branding, publicitário, coach e integrante do Open Mind Brazil (LinkedIn)

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