A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) reúne, a partir desta segunda (11/8), representantes de 42 cidades mineiras no Encontro Regional, visando qualificar gestores, compartilhar experiências e buscar novas oportunidades e perspectivas para esses eestinos turísticos. O encontro faz parte da programação do evento Agosto Moderno de Cataguases.

No dia 12, acontece a assinatura de convênio para a adesão de mais seis municípios à ACHMG, entre elas Mantiqueira: Alagoa, Bom Jardim de Minas, Itamonte, Passa Quatro, Pouso Alto e Santana dos Montes. Ao todo, 42 cidades integram a associação, incluindo quatro Patrimônios da Humanidade pela UNESCO: Ouro Preto, Diamantina, Congonhas e Cavernas do Peruaçu, em Januária.

O 2º Encontro Regional da entidade terá como palco a modernista de Cataguases, cidade histórica que vem se destacando na última década como referência nacional para o cinema e polo de produção audiovisual do Estado.

Com esses eventos trimestrais e itinerantes, a associação busca descentralizar e interiorizar as ações, aproximando-se das gestões municipais em todo o Estado e trazendo às cidades históricas novas perspectivas e tendências globais para o desenvolvimento do turismo local e regional, além de compartilhar projetos, experiências e novas lideranças.

Na agenda cultural, o evento conta com o lançamento e noite de autógrafos do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que vai lançar no dia 12, às 19h, o livro “Arte, Cultura e Fé” no Hotel Cataguases, ao som do grupo de chorinho Patápio Silva. 

No dia 13, ele faz a palestra “Verde que te quero ver-te”, destacando a tradição modernista da cidade e resgatando a história dos poetas verdes, chegando até o traço de Niemeyer. 

Outro destaque é a oficina de cinema "Das Páginas às Telas", que acontece no dia 13, às 16h. Ministrada pelo diretor de cinema Daniel Lieff e pela diretora de arte Nathalia Siqueira, ela precede uma roda de conversa sobre a produção audiovisual da cidade, com o tema "Cataguases, Film Comission - O ressurgimento do cinema brasileiro". A apresentação é do cineasta de Cataguases, Pedro Chaves.

 A ACHMG foi fundada em 2003 e atualmente atua com 42 municípios mineiros, que juntos representam mais de 50% do patrimônio histórico tombado no Brasil.