A Latam Brasil realizou no dia 30 de agosto a edição de Belo Horizonte do Proa Direta, em parceria com o Aeroclube de Pará de Minas e a Universidade Fumec.
Criado para aproximar talentos da carreira de piloto, o programa esclarece dúvidas, compartilha experiências e amplia o acesso à informação sobre a profissão, que está em alta demanda. O evento, gratuito e aberto ao público, reuniu mais de 300 participantes para a edição mineira.
Desde abril, a iniciativa já impactou mais de 600 pessoas em encontros presenciais em aeroclubes brasileiros, nos quais comandantes e copilotos da Latam detalham a rotina, a formação e os requisitos técnicos e comportamentais exigidos na aviação comercial.
“Alcançamos a quinta edição em uma capital estratégica para a Latam e vemos a importância de orientar e inspirar quem sonha em voar conosco. Queremos impactar cada vez mais pessoas, mostrando o caminho real e as oportunidades dessa carreira”, explica Harley Meneses, diretor de Operações da companhia no Brasil.
A Latam planeja expandir o programa para aeroclubes de todas as regiões do país, reforçando seu compromisso com a diversidade e o desenvolvimento de talentos na aviação. No primeiro semestre de 2025, a companhia abriu mais de 300 vagas para copilotos e comandantes. Em 2024, superou em 70% a meta de contratações de tripulantes técnicos no Brasil. Atualmente, a empresa emprega mais de 21 mil pessoas no país, incluindo cerca de 2.200 pilotos.
Proa Direta
O Proa Direta foi criado para aproximar novos talentos da carreira de piloto no Brasil. O programa promove encontros presenciais em aeroclubes, democratizando informações sobre a profissão, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências com comandantes e copilotos.
Desde abril, já impactou mais de 600 pessoas, passando pelos aeroclubes de Jundiaí e Bragança Paulista (SP), Maringá (PR) e Florianópolis (SC), reunindo interessados para conhecer a rotina, a formação e os requisitos da aviação comercial.