"Minas do futuro: gestão que transforma" é o tema do  8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo, que acontece de 18 a 20 de agosto, na Sala Minas Gerais. O evento é promovido pelo governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), e se consolida como o principal espaço de articulação, formação técnica e cooperação federativa dos setores em nível estadual.

No dia 18, após credenciamento e abertura oficial na Sala Minas Gerais, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, realizará a palestra magna “Correntes artísticas do século XX: modernismo, barroco e brasilidades”. Ainda pela manhã, haverá aulões para orientação dos gestores municipais, conduzidos por técnicos da Diretoria de Capacitação e Qualificação e da Superintendência de Políticas do Turismo e Gastronomia.

Debates, painéis e palestras

A tarde será dedicada aos debates, palestras e painéis (foto acima, crédito: Leo Bicalho / Divulgação). A mesa “Cultura, desenvolvimento e transformação humana” reunirá o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, e os artistas Carlos Bracher, Pedro Paulo Cava e Ataíde Miranda. Em seguida, o painel “Diversidade e práticas culturais” contará com a participação do diretor de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), Adriano Maximiano. 

Performances artísticas marcaeão o intervalo, antes de o público acompanhar o painel “Preservação do patrimônio como economia e estratégia de desenvolvimento”, com os presidentes Wirley Reis, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), João Paulo Martins, do Iepha-MG, e Luiz Cláudio Oliveira, do Instituto Espinhaço. O dia se encerra com o painel “Fortalecimento das redes culturais, consórcios públicos, circuitos regionais e cooperação entre municípios”, apresentado por Cleide Fernandes, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Novo palco

Nos dias 19 e 20, a programação se desloca para a feira Travel Next Minas, no Expominas. Nos espaços Ano Mineiro das Artes (AMA) e Turismo Experiência e Mineiridade (TEM), uma série de palestras, painéis, mesas-redondas e oficinas foram planejadas para fortalecer a atuação dos gestores de cultura e turismo em Minas.

No espaço AMA, haverá apresentações sobre o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, o programa Minas Literária e o Sistema Estadual de Museus e será abordada a Gestão Arquivística Municipal. A importância dos sistemas e processos de atualização cadastral e a obtenção da Declaração de Acervos Culturais (DAC) para bibliotecas, museus e arquivos será detalhada.

Editais de cultura

A cada ano, cresce mais a participação de gestores municipais (foto acima, crédito Leo Bicalho / Divulgação). A programação segue com a explanação sobre o Fundo Estadual de Cultura e seus editais, um momento tira-dúvidas, além da Rodada Cultural Iepha-MG. Os dois blocos finais serão dedicados à apresentação de cases de sucesso na gestão cultural, reunindo experiências inspiradoras de diferentes municípios mineiros.

“Minas Gerais tem hoje um dos ecossistemas culturais e turísticos mais consolidados do Brasil. O Encontro de Gestores é um marco anual que articula, capacita e impulsiona políticas públicas inovadoras, descentralizadas e sustentáveis. A partir da gestão local, com o apoio do Estado, estamos projetando um futuro em que a cultura e o turismo mineiros se tornam ainda mais protagonistas, dentro e fora do Brasil”, destaca Oliveira.

Entre os destaques da agenda do turismo no espaço TEM estão a mesa-redonda “Destinos criativos e inteligentes”, sobre uso de tecnologia na gestão e promoção cultural; o painel “A arte de criar roteiros e experiências autênticas”, com exemplos de sucesso no turismo e na gastronomia; a palestra “Comunicação estratégica e promoção de experiências no turismo”; a mesa “Turismo verde e experiências sustentáveis”; e a palestra “Mineiridade – o luxo da experiência autêntica”, que propõe posicionar Minas no segmento de turismo de luxo valorizando a hospitalidade e a gastronomia mineira.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas por meio da plataforma Sympla.