No balanço da 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, o evento recebeu o número de 29.416 participantes, ultrapassando a estimativa de crescimento de público para a edição 2019, que era de 10% em cima dos 23,3 mil visitantes de 2018. A maior feira de negócios do setor de viagens e turismo da América Latina recebeu 2.000 marcas expositoras e gerou 1.700 empregos diretos e indiretos.
No dia do evento, o evento contou com uma iniciativa inédita, o Espaço Black Friday aberto para o público final, que desde a abertura fez uma imensa fila para comprar pacotes e serviços turísticos nacionais e internacionais. Foram cerca de 500 ofertas disponíveis com descontos entre 5% a 50%.
Festuris: Espaço Wedding se consolida no evento gaúcho
Os executivos Marta Rossi e Eduardo Zorzanello (foto), da Rossi & Zorzanello, organizadora do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), circulavam pelos corredores da Abav Expo para "fazer relacionamento e fechar os últimos negócios". O Festuris completou um ciclo de 30 anos em 2018 e se prepara agora para uma nova fase.
Na 31ª edição, agendada 7 a 10 de novembro, no Serra Park, algumas novidades criadas no ano passado, como o Espaço Wedding, área de 140 m² dedicada a casamentos, lua de mel e bodas, voltam com mais destaque. Essa foi, segundo Marta, a primeira a ser 70% comercializada até junho. São 12 empresas em um espaço de 140 m², dobrando o número de expositores de 2018. Para inaugurar o espaço no ano passado, dois agentes de viagens se casaram em uma curiosa e emocionante cerimônia. Gramado já é hoje o terceiro destino mais procurados para casamentos no Brasil, perdendo apenas para Trancoso (BA) e Fernando de Noronha (PE).
Outras novidades serão uma área dedicada ao termalismo e bem-estar, com seis expositores, e a Escola do Chimarrão. Neste ano, o Festuris vai inovar e colocar patinetes elétricos para alugar durante o evento. Entre os destinos internacionais que estreiam na feira está a Bolívia.
WTM Latin America: Feira teve quase 12 mil visitantes únicos
Luciane Leite (foto), diretora da WTM Latin America, aproveitou a presença na Abav Expo, para mostrar os índices de satisfação da feira. Um dos principais resultados apresentados pela pesquisa foi a satisfação dos expositores e visitantes, que atingiu 78% e 79%, respectivamente, como muito ou extremamente satisfeitos com o evento. Outro dado relevante refere-se à participação: a geração de lead de vendas (85%) aparece como prioridade no evento, seguido por promoção de marca/produto/empresa (77%) e networking com buyers e visitantes (72%).
Ela ainda ressaltou a metodologia implantada que avalia a feira antes e depois. "A WTM é a única feira que contabiliza visitantes únicos, ou seja, o participante é computado uma única vez, mesmo que ele volte depois", afirmou a executiva. Em 2019, a feira teve 9.413 visitantes únicos, entre eles 910 buyers, 87 hosted buyers, 1.711 agentes de viagens, 3.082 profissionais de turismo e 710 profissionais de imprensa. No cômputo total, foram 11.683 visitantes únicos. Luciana afirmou que, ainda, aposta no "olho no olho" para a sobrevivência das feiras, embora ressalte a importância da tecnologia e da conectividade.
Para a edição 2020, agendada para 31 de março a 2 de abril, no Expo Center Norte (SP), os destaques serão o Travel Forward, espaço que reúne conteúdo sobre inovação e tecnologia, e o Women in Travel, dedicado às mulheres empreendedoras. "A feira continua consolidando o setor corporativo, Mice, com conteúdos específicos para o segmento", afirmou. A WTM Latin America é a feira com a maior participação de expositores internacionais.
Jericoacoara: Edital para privatização de parque está em andamento
Depois do governo federal formalizar oficialmente em setembro a intenção de privatizar o Parque Nacional da Vila de Jericoacoara, no Ceará, foi aberta a licitação para a empresa que vai administrar o parque. A concessão seguiria o exemplo de outros destinos turísticos, como Fernando de Noronha (PE), Foz do Iguaçu (PR) e Tijuca (RJ).
Segundo Ricardo Gusso (foto), secretário Municipal de Turismo de Jijoca de Jericoacoara, também foi criada uma autarquia, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que, junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), trabalha na fiscalização e preservação da APA da Lagoa de Jijoca.
São Paulo: Platum deve estar pronto agora em outubro
A Secretaria Municipal de Turismo tem um novo secretário, Orlando Faria, que já colocou em prática o Plano de Turismo Municipal (Platum). O plano - hoje o principal instrumento para a formulação da política municipal de turismo - deve estar pronto agora em outubro.
Entre as campanhas recentes, a Tome café no Centro levou 25 mil pessoas para redescobrir a área central. Outro foco da administração municipal é a revitalização do Parque Anhembi. Em 2018, São Paulo recebeu mais de 15 milhões de turistas.
Cruzeiros: Clia lança aplicativo para nortear cruzeirista
Marco Ferraz (Clia Brasil), Benjamin Liberoff (vice-ministro de Turismo do Uruguai) e Dario Rustico (presidente executivo para a América do Sul da Costa Cruzeiros)
Na onda dos aplicativos, a Clia Brasil também lançou o seu, em parceria com a Unidestinos. O app Brasil na Palma da Mão (BPM) é, segundo Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), uma ferramenta que vai facilitar a vida dos passageiros das 13 embarcações programadas para fazer escala nos portos brasileiros na temporada 2019/2020.
O BPM fornece informações do destino, produtos e serviços ofertados, além de pacotes. Na temporada 2018/2019, os cruzeiros injetaram mais de R$ 2 bilhões na economia. Na temporada 2019/2020, serão oito navios na costa brasileira e 530.121 leitos divididos por 144 roteiros e 575 escalas, crescimento de 6,3% em relação a 2018. A novidade dessa temporada é a inclusão de Itajaí (SC) no roteiro.
MSC Cruzeiros: Grandiosa é a nova aposta da armadora
Desde o dia 25 de setembro estão abertas as vendas para o MSC Grandiosa, o maior e mais moderno navio da companhia, que será inaugurado oficialmente em novembro próximo. Essa é a principal novidade da armadora no Brasil na temporada de cruzeiros 2020/2021.
O navio começará a navegar em novembro de 2020 até o início de abril de 2021, saindo no dia 10 de Hamburgo, na Alemanha, para cruzeiros no Mediterrâneo, passando por Gênova, na Itália, e Marselha, na França. Na temporada brasileira, o Grandiosa terá saídas de Santos e fará roteiros de sete noites para o Nordeste.
Segundo Adrian Ursili (foto), diretor-geral da MSC Cruzeiros para o Brasil, a temporada 2020/2021 contará ainda com outros três navios da companhia: Fantasia, Preziosa e Sintonia. O Grandiosa virá para substituir o Seaview e contará com dois espetáculos exclusivos do Cirque du Soleil.
Costa Cruzeiros: Temporada terá dois navios e 22 noites a mais
A armadora italiana anunciou na Abav Expo a mais extensa temporada na América do Sul. Serão 22 noites a mais de operação, com minicruzeiros até abril. Entre os navios que vêm para temporada 2019/2020 estão o Costa Fascinosa, que sai de Santos (SP) para roteiros ao Nordeste, e o Costa Pacífica, com embarques do Rio de Janeiro (RJ) para cruzeiros por Buenos Aires e Montevidéu.
O terceiro navio da companhia, Costa Luminosa, só virá para o Brasil na temporada 2020/2021 e fará roteiros pela bacia do Plata (Montevidéu e Buenos Aires), com parada em Itajaí (SC). Além disso, a Costa continua com os cruzeiros temáticos Fitness e Dançando a Bordo. Para os agentes de viagens, a promoção-relâmpago Chaminé Amarela - que oferece tarifas especiais em cabines com varanda, inxclusive para Natal e réveillon - termina amanhã (4/10).
Santa Catarina: Beto Carrero foca no final de ano
A equipe do Beto Carrero promoveu a área temática Hot Wheels, inaugurada no ano passado
O parque temático catarinense levou os personagens Shrek e Fiona (foto) para a feira da Abav Expo. Segundo Régis Rodrigues, gerente de vendas, a participação na feira era para divulgar o novo tarifário para os agentes de viagens e as atrações de final de ano, Vila Mix e Natal do Shrek, que podem ser adquiridos como combo.
O Beto Carrero World se prepara as comemorações de 30 anos em 2021. No ano passado, o parque recebeu cerca de 2,2 milhões de visitantes e inaugurou uma nova atração, a área temática Hot Wheels Epic Show, em parceria com a gigante dos brinquedo norte-americana.
Minas Gerais: Estado exibe o Programa Minas Recebe
Maior área entre os destinos que integravam a área do Ministério do Turismo, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) reuniu no estande mineiro dos dois espaços: Experiências do Brasil e Destinos. O primeiro trouxe os receptivos que participam do Programa Minas Recebe, o segundo serviu para reuniões comerciais e atendimento aos agentes de viagens.
O estande levou produtos de Minas para serem degustados, como queijos artesanais, cachaças, azeites, doces e cafés especiais. Entre os circuitos divulgados estavam a rota de cicloviagem que passa pelas cidades de Belo Horizonte, Sabará, Raposos, Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto, tendo o rio das Velhas como fio condutor, e a região do Campo das Vertentes, que oferece uma imersão na história e na cultura da produção artesanal de queijos e inclui cidades como São João del-Rei, Tiradentes, Carrancas e Prados.
Pesquisa recente do Instituto Datafolha aponta Minas Gerais como melhor destino histórico no Brasil e melhor destino de natureza em 2019. O estudo “O Melhor de São Paulo Turismo” avaliou as opções de viagem dos paulistanos em 50 categorias. Entre os entrevistados, 24% escolheram Minas por seu legado histórico preservado. As belezas naturais mineiras também colocaram o estado à frente, com a maioria dos votos nesse quesito (6%).
Uruguai: País comemora crescimento do turismo
Marco Ferraz (Clia Brasil), Benjamin Liberoff (vice-ministro de Turismo do Uruguai) e Dario Rustico (presidente executivo para a Amerérica do Sul da Costa Cruzeiros)
O vice-ministro de Turismo do Uruguai, Benjamin Liberoff, aproveitou a feira para divulgar os benefícios para turistas no país, entre eles a devolução de 22% do IVA (Imposto sobre o Valor Agregado) que incide sobre a despesa ou consumo e é estornado na hora que o viajante deixa o país.
No ano passado, o Uruguai investiu mais de US$ 7 milhões em infraestrutura e promoção de seus portos, o que elevou o número de cruzeiros marítimos. Neste ano, de outubro a abril serão 300 mil cruzeiristas em cada um dos portos (Montevidéu e Punta del Este), um crescimento de 5,7% em relação ao ano passado.
"Tudo multiplicou por quatro no Uruguai nos últimos dez anos", afirmou Liberoff. O volume de turistas saltou de 540 mil para 2 milhões. Com destinos como Montevidéu, Punta del Este e Colonia de Sacramento consolidados turisticamente, o país sul-americano agora investe em promover regiões menos conhecidas, como as vinícolas que produzem o vinho Tannat, a trilha das oliveiras, o Frigorífico Anglo, em Fray Bentos, declarado patrimônio industrial da humanidade pela Unesco, e o Carnaval uruguaio, que é bem distinto do brasileiro e dura mais de 40 dias.
Ceará: Fortaleza vai monitorar o turismo
Com o maior estande da feira entre os Estados, o Ceará levou o artesanato e a gastronomia para a Abav Expo. Foram cerca de 150 parceiros que divulgaram vários destinos do Estado.
No estande, Fortaleza lançou o Observatório do Turismo, um monitoramento permanente das atividades turísticas, que irá permitir promover melhor a capital cearense. Hoje, a cidade é o segundo destino brasileiro mais procurado para o réveillon.
Realidade virtual: A nova mania nos estandes da Abav Expo
A ideia começou há dois anos com Bonito (MT) e ganhou a atenção de outros destinos. Os óculos de realidade virtual são a mais nova mania dos expositores nas feiras de turismo.
Na Abav Expo, além do Beach Park e seu Insano Virtual, o lançamento mais recente do parque cearense, o arquipélago de Abrolhos (BA), os estados do Rio Grande do Norte e do Maranhão utilizaram a tecnologia para exibir o fundo do mar, um passeio de buggy pelas dunas de Genipabu e as belezas dos Lençóis Maranhenses, respectivamente. A Latam também ofereceu um tour por suas cabines nas classes premium business e economy.
Argentina: Destaques para os destinos Jujuy e Salta
Estefanía Camacci (diretora provincial de promoção turística de Jujuy), Nadia Loza (diretora-executiva do Instituto de Promoção Turística de Salta), Carolina Cox (representante da Associação de Hotéis de Turismo de Jujuy) e Patricio Barbarán (representante da Associação de Hotéis de Turismo de Salta)
No estande da Argentina, 29 empresas e destinos do país exibiram seus produtos. Nos sete primeiros meses deste ano, mais de 4,3 milhões de turistas estrangeiros visitaram a Argentina, um crescimento anual de 9,4%, o que significa que a cada 5 segundos ingressa um turista na Argentina. Desses, cerca de um milhão foram brasileiros, aproximadamente 18% a mais do que no mesmo período do ano passado. A meta do Instituto Nacional de Promoção do Turismo da Argentina (Inprotur) terminar o ano com 1,5 milhão de turistas brasileiros. Os destaques do estande foram as províncias do noroeste do país, Salta e Jujuy.
Cerca de 10% do número total de turistas estrangeiros que visitaram Salta e Jujuy nos últimos meses são brasileiros. "As estatísticas mais recentes mostram um aumento anual de aproximadamente 20% no ingresso de turistas estrangeiros a Salta", apontou Nadia Loza, diretora executiva do Instituto de Promoção Turística de Salta. Para aumentar fluxo turístico em Jujuy, acabou de ser inaugurado o novo aeroporto.