O Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG), está com as inscrições abertas. O evento, que acontece de 25 a 29 de outubro de forma virtual, visa formular e fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e a resiliência das cidades históricas mineiras.
A 7ª edição terá como tema central “Planos municipais para o enfrentamento das mudanças climáticas e a resiliência das cidades históricas de Minas Gerais”. Eles serão apresentados em consonância com a temática “Cidades na linha de frente da ação climática”, dos programas Circuito Urbano 2021, e do Outubro Urbano, da ONU-Habitat, o qual o Fórum fará parte novamente neste ano.
Esta edição tem ainda como objetivo cooperar para a troca de conhecimentos a respeito do papel estratégico dos planos municipais setoriais para o enfrentamento das mudanças climáticas nas cidades históricas mineiras. Para isso, serão promovidos painéis de debates e minicursos sobre os planos setoriais municipais, visando planejamento municipal integrado.
As atividades serão realizadas de forma voluntária e participativa, com representantes de órgãos públicos (municipais, estaduais e federais), instituições de ensino, setores da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, contando com a participação pública, o que torna o fórum um ambiente pluralista por conta da diversidade de saberes, pensamentos e posições, informa os organizadores.
Em cada edição do fórum são abordados temas condizentes com as demandas contemporâneas e comuns a todas cidades históricas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, em meio ao patrimônio cultural, bem como as demandas específicas das cidades que recebem a realização do fórum.
Os painéis serão transmitidos ao vivo pelo canal do Circuito Urbano (ao vivo) e do fórum (gravação) no YouTube, em formato de webinares. Para realização dos minicursos serão utilizadas plataformas digitais para a disponibilização de materiais, como o Google Drive, e a realização de videoconferências no Google Meet.
Para saber mais sobre o fórum, conferir a programação e fazer sua inscrição, acesse o site oficial do evento: