O ENASUPER 2025, maior encontro de superintendentes de shopping centers do Brasil, acaba de dar um passo à frente na agenda ESG. Você provavelmente já ouviu falar de eventos sustentáveis, mas agora essa pauta chegou com força também ao setor de shoppings, pela primeira vez, o evento será totalmente carbono neutro, desde o consumo de energia até o transporte e operação do evento, graças a uma parceria com a Serena, empresa especialista em energia limpa. 

Marcado para os dias 26 e 27 de junho, no WTC Events Center, em São Paulo, o encontro vai reunir cerca de 350 líderes que representam 60% dos shoppings do país.

A medida posiciona o evento como um case relevante de responsabilidade ambiental no setor, conhecido por seu alto consumo energético. De acordo com estimativas do segmento, um shopping center consome, em média, 2 megawatts de energia, o que torna urgente a adoção de práticas sustentáveis.

“A Serena acredita que cada evento é uma oportunidade de influenciar positivamente o futuro do planeta. Neutralizar as emissões do ENASUPER é mais do que uma ação ambiental – é um passo concreto em direção a um modelo de negócios mais responsável e conectado com os valores do presente”, afirma Cicero Lima, Diretor Executivo de Varejo e Marketing da empresa.

Além da descarbonização, a Serena também participará como patrocinadora, promovendo ativações de marca no evento, como o Gerador de Van de Graaff, que promete oferecer aos participantes uma experiência interativa e educativa sobre energia sustentável.

Por que isso importa para o varejo?

A neutralização das emissões no maior encontro do setor de shoppings é um sinal claro de que o mercado está atento às novas demandas da sociedade e do planeta. Com uma programação completa, agora também com um compromisso ambiental concreto, o ENASUPER 2025 se consolida como uma vitrine do futuro que o varejo quer (e precisa) construir.

Organizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o evento reunirá líderes que movimentam o varejo nacional em um momento estratégico para o avanço de pautas ambientais no setor. 

“Neutralizar as emissões de carbono no ENASUPER 2025 representa um reforço de alinhamento estratégico de acordo com as exigências de um futuro onde as emissões de gases de efeito estufa (GEE), principalmente dióxido de carbono, são drasticamente reduzidas ou até mesmo eliminadas. Os shopping centers estão prontos para ocupar seu espaço como protagonistas dessa mudança, contribuindo de forma concreta para um país mais eficiente, inovador e sustentável”, reforça Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Mais do que marketing verde

O ENASUPER, ao apostar nessa iniciativa, agrega valor à sua marca e ao conteúdo que oferece. Passa a ser percebido não apenas como um espaço de networking e discussão de negócios, mas também como um palco de transformação do setor varejista. E isso pode abrir novas oportunidades, tanto para atrair patrocinadores alinhados com valores sustentáveis quanto para influenciar outras iniciativas similares no mercado.

A lição que fica? Sustentabilidade não é mais um “extra”. É uma vantagem competitiva  e quem entende isso antes, sai na frente.

E os lojistas? 

Para além das lideranças e organizadores, os lojistas, tanto pequenos quanto grandes, também têm muito a ganhar com a pegada sustentável.

No caso dos grandes lojistas, muitas dessas marcas já operam com diretrizes ESG em escala nacional ou global. Estar inserido em um ambiente que reforça práticas sustentáveis fortalece a coerência de seus discursos e melhora sua reputação junto aos consumidores. 

Já os pequenos lojistas, muitas vezes distantes dessas grandes estratégias, também se beneficiam. Participar de um ecossistema que valoriza a sustentabilidade pode ajudá-los a ganhar mais visibilidade dentro dos próprios shoppings, se posicionar melhor frente ao cliente final e até acessar novas formas de apoio institucional. 

Em um momento em que o consumidor valoriza cada vez mais marcas com propósito, estar inserido em um shopping que promove práticas sustentáveis agrega valor ao ponto de venda. O lojista passa a fazer parte de uma cadeia de valor mais consciente, o que pode, sim, influenciar na decisão de compra, na fidelização do cliente e até na atração de novos públicos.

No fim das contas, ações como a neutralização de carbono no ENASUPER 2025 vão além do gesto simbólico. Elas criam um ambiente de negócios mais moderno, consciente e atrativo para todos os envolvidos do gestor do shopping à última loja da galeria. E quando o ambiente melhora, os negócios também acompanham.