O ex-político mineiro Samir Tannús morreu nesta terça-feira (15 de outubro) aos 93 anos. Ele já atuou como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por três mandatos, deputado federal, vice-prefeito e prefeito de Ituiutaba, cidade localizada na região do triângulo mineiro.

A atual prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes (Avante), lamentou a morte de Samir e declarou luto oficial de três dias na como uma homenagem a ele. “Samir Tannús deixa um grande legado de sua trajetória na vida pública”, afirmou a prefeita em uma publicação nas redes sociais. 

Em seu primeiro mandato na ALMG, entre 1971 e 1969, Samir foi filiado ao partido Arena e para os últimos dois, entre 1983 e 1991, ele governou pelo PDS. Durante a sua atuação, Tannús presidiu a Comissão de Agropecuária e Política Rural.

Nos anos de 1988 e 1989, durante o seu último mandato como deputado estadual, Samir Tannús foi um dos participantes da Assembleia Constituinte. Ele também foi um dos responsáveis por elaborar a Constituição Estadual de 1989, que ainda está em vigor até hoje.

Durante o governo Newton Cardoso (MDB), Tannús foi secretário de Estado de Trabalho e Ação Social entre 1988 e 1990. 

Ao fim dos seus mandatos como deputado estadual, ele ainda se elegeu para a Câmara dos Deputados pelo PDC. Ele esteve no cargo entre 1991 e 1995.