O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), embarcou, nesse sábado (2 de novembro), em uma missão internacional para compromissos na China, Azerbaijão e Portugal. A série de agendas na Ásia e Europa continua até o próximo dia 16, e tem como objetivo atrair novos investimentos para o Estado, além de gerar emprego e renda.
Na China, primeiro destino de Zema, a missão internacional tem como objetivo atrair investimentos e firmar parcerias junto ao mercado asiático. Além de se reunir com potenciais empresas investidoras, o governador participa do Brasil China Business Forum, no dia 7 de novembro.
O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e terá um painel dedicado a apresentar o Estado como o ideal para se empreender, investir e gerar novos negócios.
Ainda nas agendas, a equipe de Romeu Zema vai apresentar resultados em ações de recuperação e preservação ambiental. Também, vai ressaltar o protagonismo de Minas Gerais no desenvolvimento sustentável.
“Um exemplo, entre outros, é o alcance recente, mais uma vez, de marca histórica relacionada à energia solar fotovoltaica: 10 GW em operação da fonte, valor que representa sozinho um quinto de toda a energia fotovoltaica produzida no país”, diz matéria publicada na Agência Minas.
O último destino do governador será Portugal, logo após a participação na COP 29. O chefe do Executivo e sua comitiva desembarcam em Lisboa no dia 13 de novembro, onde ficarão até o dia 16.
No país europeu, haverá rodadas de reuniões estratégicas sobre negócios estrangeiros, participação na conferência de tecnologia Web Summit e o lançamento da nova etapa da iniciativa estadual Compete Minas, que tem objetivo de atrair eventos globais para o Estado.