O prefeito eleito de Montes Claros, o atual vice-prefeito Guilherme Guimarães (União), o vice-prefeito eleito, Otávio Rocha (União), e os 23 vereadores escolhidos para a 20ª legislatura de 2025-2028 foram diplomados em cerimônia na sede da 11ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Montes Claros), na quarta-feira (11 de dezembro). A cidade, a maior da região Norte de Minas Gerais, tem o sexto maior colégio eleitoral do Estado, com 277.710 pessoas aptas a votar em 2024.
Guilherme Guimarães conquistou 151.240 votos, equivalente a 71,79% dos votos válidos, e sucederá o atual prefeito, Humberto Souto (Cidadania), que também estava presente na cerimônia. A solenidade foi presidida pelo juiz da 184ª Zona Eleitoral de Montes Claros e diretor do Fórum, Adilson de Oliveira, e pela promotora de Justiça da 184ª Zona Eleitoral de Montes Claros, Raquel Batista Rocha Machado Teixeira, além do representante de Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais, Eurizam Alfredo Sindeaux Araújo; o Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom José Carlos Souza Campos; o Delegado Regional de Polícia Civil de Montes Claros, Bruno Rezende da Silveira; e o presidente da 11ª Subsecção da OAB Montes Claros, Herbert Alcântara. No local, também havia autoridades civis e militares, imprensa e convidados.
A solenidade marcou a conclusão do processo eleitoral no município. Com a diplomação, os eleitos estão oficialmente habilitados a tomar posse em 1º de janeiro de 2025. Eles assumem mandatos até 2028.