O movimento Direita BH organiza uma manifestação para o próximo domingo (20/7), na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O ato tem como alvos o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD), apontado como possível candidato ao governo de Minas em oposição à direita. O protesto está marcado para começar às 10h. 

O ex-presidente Jair Bolsonaro não é mencionado no chamamento, mas a convocação ocorre após a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir sua condenação no início desta semana. A mobilização também acontece após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado uma taxa de 50% a produtos importados do Brasil, afirmando que o julgamento de Bolsonaro representa uma "vergonha internacional" e é uma “caça às bruxas”. O contexto inclui ainda uma oscilação positiva na avaliação de Lula em uma pesquisa.

Na convocação, é dito que a direita se mobiliza em defesa da “liberdade” e “contra o autoritarismo”. “Mineiros da capital de Belo Horizonte sairão às ruas para protestar contra o avanço do autoritarismo, a perseguição política e o desrespeito à Constituição Federal. A manifestação será pacífica, ordeira e amparada pelo direito constitucional à livre expressão e ao protesto”, destacam. 

As pautas são: “Fora Moraes”, contra supostos abusos do STF e dependência entre os poderes, e “Fora Lula”, afirmando se movimentarem contra a “corrupção”, a “má gestão” e um “projeto de poder que destrói a economia e os valores da nação”. Desde terça-feira, políticos mineiros intensificaram os ataques ao presidente Lula. O senador Cleitinho (Republicanos) levou ao Senado e às redes sociais a denúncia de que o governo federal contratou o gasto de R$ 100 milhões com redes sociais. Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) protocolou um pedido de impeachment contra o petista.

Outro mote é “Fora Pacheco”, alegando que o ex-presidente do Senado se omitiu na Casa diante de “flagrantes violações constitucionais”. Pacheco já esteve na mira de bolsonaristas em outros protestos, e agora volta como um dos um dos alvos após começar a se movimentar pelo estado em um possível ensaio a uma candidatura a governador. 

Na divulgação, é dito que: “movimentos conservadores liderados pelo Direita BH, patriotas, trabalhadores, empresários, jovens e lideranças religiosas estão se unindo para mostrar que o povo brasileiro não aceitará a mordaça, a censura nem o cerceamento da liberdade. Este é um chamado para todos que acreditam no Brasil, na democracia verdadeira e na justiça imparcial”. 

O líder do Direita BH, Cristiano Reis, é quem aparece em um vídeo fazendo a convocação. “Eu sei que muitos de vocês estão esperando o dia 7 de setembro, mas nós não vamos esperar o dia 7 de setembro”, destacou, acrescentando: “é o povo pelo povo, nós vamos pressionar o Congresso e vamos lutar contra esse desgoverno de Lula”.