Nas eleições proporcionais, usadas para Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, o sistema é baseado na proporcionalidade dos votos. Além dos votos nominais aos candidatos, são considerados os votos dados aos partidos ou federações. O objetivo deste sistema é fortalecer os partidos políticos. As vagas são distribuídas de acordo com os cálculos de quociente eleitoral e quociente partidário.
Dessa forma, cada partido ou federação tem direito a um número de vagas proporcional aos votos recebidos por seus candidatos, e são eleitos os candidatos mais votados dentro de cada partido ou federação. Por isso, os eleitores podem escolher votar em um candidato específico ou no próprio partido, conhecido como voto de legenda.
No sistema proporcional, quando votamos em um candidato específico, mesmo que ele não seja eleito, nosso voto ainda pode contribuir para a eleição de outros candidatos da mesma agremiação política. Assim, mesmo que o candidato escolhido individualmente não seja eleito, seus votos ajudam a fortalecer o partido, aumentando suas chances de eleger outros representantes que compartilham afinidades ideológicas.
As Eleições Municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro deste ano, com eventual segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês. Este ano serão eleitos prefeitos e vereadores de cada município.