O deputado estadual Arlen Santiago (Avante), em entrevista ao programa Café com Política, do canal de O TEMPO no YouTube, nesta sexta-feira (29/8), manifestou apoio à pré-candidatura de Romeu Zema (Novo) à presidência da República. Segundo Santiago, quando ninguém acreditava que Zema poderia ser um ‘candidato competitivo’ para governo do Estado, ele se elegeu governador. Para  o deputado, o cenário pode se repetir agora à nível nacional. "Do jeito que ele é mineirim, é perigoso", declarou.

Santiago acredita que o governador e atual pré-candidato à presidência enfrentou ‘mineiramente’ um ‘embate duro do PSDB com o PT’, quando, à época, nomes como Pimentel e Anastasia, na visão dele, despontavam com maior força para o governo do Estado. Agora, em um cenário de segundo turno contra o presidente Lula, Santiago acredita que Zema "ganha disparado" em qualquer pesquisa. 

'Simões precisa fazer mais política e menos gestão’

Ao analisar o cenário político para a disputa do governo de Minas Gerais, o deputado mencionou que a experiência política do vice-governador Mateus Simões, pode favorecê-lo na disputa. 

No entanto, o parlamentar aconselha Simões a "fazer mais política e menos gestão". Santiago explicou que, caso o vice-governador venha a comandar o executivo, ele precisará pensar em quem será o "Matheus do Matheus" para "resolver os problemas operacionais do Estado."