O Conexão Empresarial Anual de Araxá, no Alto Paranaíba, deve reunir, entre esta sexta-feira (14/6) e o próximo sábado (16/6), ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Alexandre Padilha, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso. A programação com as autoridades, não só locais, mas, também, nacionais, será dividida em dois ciclos de palestras em uma plenária na sexta, no Grande Hotel Termas de Araxá.
O evento deve ter três ministros de Lula. Está prevista a presença do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Padilha e Múcio têm palestras confirmadas. O ministro de Relações Institucionais falará sobre a regulamentação da reforma tributária, às 12h15. Já o ministro da Defesa ministrará uma palestra sobre a atuação do ministério no atual cenário brasileiro, às 15h10.
A palestra de abertura será de Simões, às 9h25, cujo tema a ser abordado será o que esperar da gestão do governo Zema em prol do desenvolvimento de Minas Gerais. Também estão previstos painéis com o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, às 11h05, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas (Codemig), Sérgio Lopes Cabral, às 16h30, que substituiu recentemente Thiago Toscano à frente da companhia.
Já Velloso, indicado ao STF pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello e ministro entre 1990 e 2006, fará uma palestra, às 9h50, sobre meio ambiente, justiça climática e litigância climática. A plenária de palestras ainda deve ter a participação do procurador geral do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Jr. Ele falará, às 16h05, das oportunidades e da segurança jurídica da Justiça negociada, já que o MPMG tem em funcionamento o Centro de Autocomposição.
Outras autoridades, como, por exemplo, o presidente nacional do PSDB e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, e o prefeito de Nova Lima, João Marcelo, também estão entre os participantes do Conexão Empresarial.