O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou que a troca no comando da Polícia Militar do Estado (PMMG) foi “meramente técnica”.

A declaração ocorre após mudanças no alto escalão da corporação anunciadas nesta segunda-feira (23 de setembro), que fizeram com que Rodrigo Piassi do Nascimento deixasse o cargo de comandante geral da PMMG. Marcelo Ramos de Oliveira ocupava o cargo de chefe do Estado-Maior.

“Estamos fazendo essa troca, substituindo o comando da PM, no tempo que sempre foi o normal, cerca de dois anos, só tenho a elogiar o desempenho do coronel Piassi, que contribuiu muito, e é uma troca meramente técnica”, justificou Zema. 

O governador ponderou também que a PMMG tem um “celeiro de talentos” e que entrevistou diversos coroneis para que a troca fosse conduzida com “o maior critério possível”. 

Quem vai assumir o lugar de Piassi é o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia. “É sempre uma escolha muito difícil, porque estamos falando de pessoas extremamente bem qualificadas. A polícia vai continuar muito bem conduzida, como sempre foi”, completou o governador.

Perfil 

Atualmente chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG), Garcia entrou para a PMMG em 1995 e se graduou no Curso de Formação de Oficiais em 1998. Ele comandou o Pelotão de Choque no 24º BPM e a 207ª Companhia Tático Móvel. 

O coronel comandou também a 2ª Companhia do Batalhão da ROTAM, o 5º Batalhão de Polícia Militar e o 16º BPM. No 41º BPM, além de atuar como subcomandante.

Bacharel em direito e Ciências Militares, Garcia e teve grande destaque na Academia da Polícia Militar, onde se especializou em Segurança Pública e Defesa Social.