Prefeito de Barbacena, Carlos Du (PSD) defendeu que o governo federal precisa ser mais municipalista, com ações "mais Brasil e menos Brasília". O prefeito reeleito com mais de 91% dos votos válidos na última eleição municipal participou do Café com Política da FM O TEMPO 91,7 nesta segunda-feira (13 de janeiro).

Durante a entrevista, Carlos destacou o impacto da redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no município, apesar dos repasses em dia por parte do governo federal e estadual. Segundo ele, o uso de recursos provisionados, com superávit do ano anterior utilizado para novos investimentos, o efeito é amenizado.

"Apesar desse planejamento, esperamos que os repasses do governo estadual e federal continuem em dia, especialmente nas áreas de educação e saúde, onde enfrentamos os maiores desafios", afirmou o prefeito. Segundo ele, a sobrecarga financeira acaba recaindo sobre o município, que precisam complementar os custos. "Chegamos a um ponto crítico em que muitos municípios não conseguirão sustentar essa conta", destacou.

"Por isso, tenho defendido uma visão mais municipalista. Afinal, a vida acontece nos municípios. O Brasil precisa investir mais diretamente nas cidades e menos em Brasília. Precisamos de um modelo de gestão que aplique os recursos onde eles são mais necessários: nos municípios. Essa é a nossa expectativa – mais Brasil, menos Brasília", concluiu o prefeito de Barbacena.

Reeleito com 91,79% dos votos válidos nas eleições de outubro de 2024, Carlos Du superou Professor Filipe (PT) e Giovanni Cristo (AGIR) na disputa. O chefe do Executivo foi entrevistado por Gustavo Ibrahim no Café com Política da FM O TEMPO 91,7.