O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anunciou pelas redes sociais que serão investidos R$ 450 milhões em obras de expansão e modernização dos aeroportos de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro. Segundo o ministro, os recursos integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e visam fortalecer a infraestrutura e o desenvolvimento econômico da região. Para o aeroporto de Uberaba, estão previstos R$ 150 milhões de investimento da concessionária Aena Brasil, que administra 17 aeroportos no Brasil, com conclusão prevista para 2026.
Já os investimentos do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, também administrado pela Aena Brasil, fazem parte da carteira do Novo PAC. A primeira entrega das obras de requalificação está prevista para junho de 2026. A expectativa da concessionária é ampliar a capacidade do terminal para 2,15 milhões de passageiros por ano. As obras incluem a construção de um novo terminal de passageiros com 10.000 m², instalação de duas pontes de embarque, uma sala de embarque de 1.850 m² com seis portões, um novo sistema viário de acesso ao aeroporto e um estacionamento com 497 vagas distribuídas em 12.400 m².
“Os recursos vão posicionar o aeroporto como um dos principais pontos de conexão da região. O amigo ministro Silvio Costa Filho estará nas duas cidades nesta terça-feira, dia 14, para apresentar os projetos e o grande trabalho feito pelo país e por Minas Gerais”, disse o ministro Alexandre Silveira em publicação no X (antigo Twtter).
Mineiro, Alexandre Silveira destacou, ainda, que os investimentos reforçam a posição de Minas Gerais no cenário nacional. “Temos conseguido trabalhar em grandes demandas de nosso Estado. Minas Gerais voltou de vez ao mapa de investimentos do Governo Federal. Vamos fortalecer ainda mais o Triângulo Mineiro, gerando empregos e desenvolvendo a economia de toda a região”, declarou.