O prefeito de Belo Horizonte em exercício, Álvaro Damião (União), exonerou Adriana Branco do cargo de Secretária de Esportes e Lazer. Como O TEMPO já havia adiantado, ela iria assumir um cargo na Secretaria de Política Urbana. O ato de exoneração foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (11 de fevereiro), assim como a nomeação para chefiar a Diretoria de Planejamento e Gerenciamento de Atividades Noturnas.
Na pasta desde 2022, Adriana foi chefe de gabinete do ex-prefeito Alexandre Kalil (sem partido) e era considerada o braço direito do ex-prefeito. Com a troca de cargo, ela irá trabalhar junto com André Reis, atualmente um dos únicos secretários remanescentes da gestão Kalil na prefeitura.
Em mensagem enviada ao grupo de secretários da PBH neste fim de semana, Adriana disse aos colegas que por conta das“recentes mudanças”, chegou sua vez de se despedir da função.
“Por este motivo, vou deixar o grupo de secretários. Vou ter a honra de integrar e trabalhar na equipe do André Reis (secretário de Política Urbana), meu novo chefe. Agradeço ao prefeito Fuad pela oportunidade e confiança, estaremos no mesmo time buscando sempre o melhor para nossa cidade (...) Um grande abraço e obrigada pela parceria e todo o carinho na nossa caminhada”, escreveu Adriana.
A ex-secretária de Esportes e Lazer também já foi titular da pasta de Assuntos Institucionais e Comunicação Social. Antes, Adriana chegou a atuar na diretoria executiva do Clube Atlético Mineiro.
Como adiantado por O TEMPO, a saída da secretaria de Esportes e Lazer está relacionada à troca do comando da pasta. A expectativa é que o Solidariedade indique algum nome para chefiar a secretaria. Entretanto, há uma disputa entre o partido e o PSDB para indicação da vaga. Damião ainda indicou um secretário interino para a pasta.