O governo de Minas anunciou nesta quinta-feira (20 de fevereiro) que a atual secretária-adjunta de Governo, Mila Corrêa da Costa, assumirá a secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico no lugar de Fernando Passalio. Milla, que também é consultora de carreira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi subsecretária de Gestão de Imóveis na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Neta quarta-feira (19 de fevereiro), Fernando Passalio já havia sido anunciado como novo diretor presidente da Copasa. Conforme mostrou reportagem de O Tempo, três meses após o governo Romeu Zema (Novo) encaminhar a proposta de privatização para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Copasa terá um novo diretor presidente.
Segundo nota do governo de Minas, "a movimentação tem como objetivo garantir os ajustes necessários para viabilizar a adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O movimento já ocorreu anteriormente neste ano, com a indicação de Luísa Barreto para assumir a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), deixando a Secretaria de Planejamento e Gestão", informa.
Guilherme Duarte, que ocupava a presidência da Copasa, irá para a iniciativa privada, após receber convite.As datas das mudanças anunciadas, incluindo a posse da nova secretária, serão confirmadas em momento oportuno.
Encaminhada por Zema à ALMG ainda em novembro, a proposta de privatização da Copasa ainda não começou a tramitar. A matéria não foi recebida em plenário pelo presidente Tadeu Leite (MDB), o Tadeuzinho. O texto prevê a alienação total das ações do Estado para a iniciativa privada. Minas Gerais tem 50,03% do capital da companhia e o restante é dividido entre acionistas minoritários e estrangeiros.