Após o falecimento do ex-prefeito de Montes Claros Humberto Souto (Cidadania) nesta terça-feira (4 de fevereiro), diferentes figuras políticas foram às redes sociais para prestar suas homenagens. Souto estava internado desde 22 de dezembro, após sofrer um AVC, poucos dias antes de terminar seu mandato à frente do Executivo da cidade no Norte de Minas.

Sucessor de Souto na Prefeitura de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União) relembrou sua atuação ao lado do ex-prefeito. Guimarães foi vice de Humberto Souto na gestão de 2020-2024. "Tive a honra de caminhar ao seu lado e aprender com sua dedicação a Montes Claros. Humberto foi um gestor exemplar, que deixou um legado de transformação e compromisso. Seu exemplo seguirá vivo."

No site da Prefeitura de Montes Claros, outra nota assinada por Guilherme Guimarães retoma a trajetória de Humberto Souto e exalta seu trabalho à frente do Executivo municipal.

"Humberto Souto cumpriu sua grande missão: cuidar de Montes Claros e de seu povo. E assim, ele construiu uma grande história com esta cidade, transformando e melhorando as vidas das pessoas, com obras e ações que ficaram para sempre, deixando ensinamentos e um grande exemplo de seriedade e honradez."

O vice-governador Mateus Simões relembrou a trajetória de Souto através das redes sociais, celebrando o último mandato como prefeito. "Humberto Souto nos deixou hoje, mas o exemplo dele permanece. Voltou de Brasília, onde chegou a Ministro do TCU, para encerrar sua vida pública doando seu tempo e capacidade a Montes Claros. Feliz que ele tenha terminado o seu último mandato com tanto êxito e honrado por ter convivido com esse grande homem público. Que Deus conforte a família e todos seus amigos", escreveu.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), o Tadeuzinho, usou a plataforma “X” para lamentar a morte do ex-prefeito de Montes Claros. “Dia de luto na política mineira. O amigo Humberto Souto deixa uma história de dedicação à vida pública, como deputado estadual, federal, ministro do TCU e prefeito da minha cidade, Montes Claros. Que Deus dê conforto aos familiares neste momento tão difícil”, disse.

O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo também foi a público para homenagear Humberto Souto. “Recebi agora a notícia do falecimento de Humberto Souto, Prefeito de Montes Claros, Deputado Federal, Ministro do TCU, um homem leal, coerente, do bem.”

O ex-governador e atual deputado federal, Aécio Neves, disse que Souto era um político de diálogo e incentivador das demandas de sua região. "Nos deixou hoje um dos mais ativos e longevos homens públicos de Minas Gerais. Desde muito jovem, Humberto Souto destacou-se na defesa da população de nosso estado, sobretudo do Norte de Minas e de sua querida Montes Claros. E foi assim até o fim de seu mandato de prefeito ano passado, aos 90 anos. Um político de diálogo, incentivador dos desenvolvimento e, principalmente, atento às demandas de sua região. Em meu nome e de minha família, manifesto meus sentimentos aos familiares e amigos do prefeito, deputado federal por seis mandatos, ministro do TCU Humberto Souto", ressaltou.

Em nota, a Câmara de Montes Claros comunicou o falecimento, relembrando que Souto também foi vereador do município em 1962, além de ter atuado em outros cargos públicos a nível estadual e federal.

“Com sua partida, a cidade perde um homem de grande caráter, cuja trajetória de vida foi marcada pela honestidade, dedicação e compromisso com o bem-estar de todos os montes-clarenses”, diz no texto. “Neste momento de dor, a Câmara Municipal se solidariza com a família, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com esse grande homem. Que a memória de Humberto Souto seja eternizada em nossos corações e em nossa cidade.”

Para o senador Carlos Viana (Podemos), Souto foi um dos homens públicos "mais respeitados" do país. "Ex-prefeito de Montes Claros, ex-deputado federal e ex-presidente do Tribunal de Contas da União, Humberto Souto deixa um legado de transparência, desenvolvimento e amor à política, ao Brasil e a Minas Gerais. Neste momento de dor, presto minha solidariedade e sentimentos à família, amigos e admiradores", disse o parlamentar.

Em nota encaminhada à imprensa, o deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB) relembrou que, assim como seu pai, Ibrahim Abi-Ackel, teve a oportunidade de conviver com Humberto Souto na Câmara dos Deputados. No texto, ele manifesta solidariedade aos familiares e amigos do ex-prefeito de Montes Claros.

"Humberto Souto sempre pautou sua vida pública pela ética e dedicação ao bem comum. (...) Também marcou a política mineira com sua seriedade e competência, sendo uma referência de liderança e gestão eficiente. Sua ausência será sentida, mas seu legado permanecerá vivo na história de Montes Claros e de Minas Gerais", diz Paulo Abi-Ackel.

Humberto Souto foi prefeito de Montes Claros por dois mandatos consecutivos, de janeiro de 2017 a dezembro de 2024. Antes disso, exerceu diversos cargos legislativos. Além de vereador do município, também foi deputado estadual e deputado federal. Em 1995, tornou-se ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), presidindo a instituição de 2001 a 2002.