Entre os 40 vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte – além do presidente da Casa e, agora, prefeito interino da capital mineira, Juliano Lopes (Podemos) – somente 20 compareceram à reunião organizada por ele, na prefeitura, durante a tarde desta segunda-feira (7 de abril). Lopes será o prefeito até sexta-feira (11 de abril), devido a uma viagem internacional do chefe do Executivo, Álvaro Damião (União).
Os seguintes vereadores estiveram na reunião:
- Arruda (Republicanos)
- Bruno Miranda (PDT)
- Cláudio do Mundo Novo (PL)
- Diego Sanchez (Solidariedade)
- Edmar Branco (PCdoB)
- Fernanda Altoé (Novo)
- Flávia Borja (DC)
- Helton Junior (PSD)
- Irlan Melo (Republicanos)
- Janaína Cardoso (União Brasil)
- Leonardo Ângelo (Cidadania)
- Nenem da Farmácia (Mobiliza)
- Osvaldo Lopes (Republicanos)
- Pablo Almeida (PL)
- Pedro Roussef (PT)
- Rudson Paixão (Solidariedade)
- Sargento Jalyson (PL)
- Tileléo (PP)
- Wagner Ferreira (PV)
- Wanderley Porto (PRD)
Lopes convidou todos os 40 vereadores para a reunião realizada às 17 horas desta segunda. "Nós marcamos a reunião muito em cima da hora. Eu anunciei essa reunião, a partir das 11 horas. Creio que alguns vereadores tinham outras agendas, mas, o que mais importante é que estavam todos os partidos aqui representados", declarou o prefeito em exercício, além de afirmar que ficou feliz com a presença dos colegas da Câmara.
Antes da reunião com vereadores, Lopes esteve com membros do grupo político “Família Aro” – incluindo o secretário de Governo de Romeu Zema (Novo), Marcelo Aro. Entre alguns dos nomes presentes na reunião estiveram o novo secretário de Esportes, Rubão (Podemos); os vereadores Leonardo Angelo (Cidadania) e Flavia Borja (DC); e os pais de Aro, o deputado estadual Zé Guilherme (PP) e a vereadora Professora Marli (PP).
Lopes na prefeitura
Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Juliano Lopes será o prefeito da capital mineira até sexta-feira (11 de abril). O motivo é uma viagem internacional do chefe do Executivo, Álvaro Damião (União), que estará no Peru para participar de um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre parcerias público-privadas. A expectativa é de que Damião participe, na quarta-feira (9 de abril) de um painel sobre PPPs envolvendo recursos hídricos.
Como a viagem é por apenas cinco dias, o cargo não precisaria ser passado para o vereador. Porém, na última sexta-feira (4 de abril), Damião encaminhou um ofício a Lopes solicitando o “apoio” e convidando-o, formalmente, a assumir a prefeitura. Em outro comunicado no último domingo (6 de abril), o presidente da CMBH informou a troca temporária aos parlamentares.
Com informações de Leticya Bernadete.