A partir desta quinta-feira (17/7), o Aparte passa a publicar semanalmente a coluna do jornalista e professor William Waack, um dos mais renomados apresentadores e âncoras do telejornalismo brasileiro. Com passagem pelo grupo Globo, atualmente o jornalista apresenta o programa "WW”, do canal CNN Brasil. A coluna, que será publicada às quintas-feiras, aborda a situação do país diante daquilo que Waack chama de “uma encruzilhada gravíssima”, que é “a falência de um contrato social de gerações”.

William José Waack é formado em jornalismo, pela Universidade de São Paulo, e em ciência política, sociologia e comunicação, pela Universidade de Mainz, na Alemanha. Além disso, fez mestrado em relações internacionais. Waack venceu duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo pelos livros-reportagem que escreveu: em 1991, sobre a Guerra do Golfo, e em 1993, sobre as evidências secretas da participação da ex-União Soviética na Intentona Comunista no Brasil em 1935.

Antes de chegar à CNN, Waack trabalhou em algumas das principais redações do Brasil, como "Jornal do Brasil", "Jornal da Tarde", "O Estado de S. Paulo", revista "Veja" e na TV Cultura. Atuou na TV Globo entre 1996 e 2017, sendo apresentador do "Jornal da Globo" a partir de 2005.  De 2020 a 2022 apresentou o "Jornal da CNN", função que deixou em 2022 após o "WW", no ar desde 2021, tornar-se diário.

No Aparte, William Waack junta-se ao time de colunistas formado por Vittorio Medioli, fundador de O TEMPO, que escreve às segundas-feiras; Márcio Coimbra, às quartas-feiras; e Paulo Paiva, às sextas-feiras.