O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (sem partido) acredita que o principal adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026 será o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A fala ocorreu após ele ser questionado se o chefe do Executivo de Minas, Romeu Zema (Novo), seria competitivo no próximo pleito, durante entrevista ao programa Café com Política, exibido no canal no Youtube de O TEMPO nesta quinta-feira (10 de julho).
“O grande adversário do Lula é o Tarcísio, o governador de São Paulo. E acho que é uma eleição que vai ser muito dura, porque esse negócio de ‘nós contra eles’, o povo está de saco cheio. Isso não vai colar”, avalia Kalil, sem mencionar Zema.
Ele faz referência a uma estratégia do governo federal, que remete ao segundo mandato de Lula. Em meio a tentativa de emplacar a taxação dos "super ricos", o presidente e o Partido dos Trabalhadores estão inflando a campanha dos "ricos contra pobres".
Tarcísio e Zema estão entre os nomes cotados para disputar a presidência em 2026 pela direita, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não consiga reverter a inelegibilidade. Entretanto, Tarcísio tem sinalizado que pretende buscar a reeleição para o governo de São Paulo.
Nas eleições majoritárias de 2022, Kalil, que disputou o governo de Minas, se alinhou ao presidente Lula. O ex-prefeito diz não se arrepender da parceria na época, porém, afirmou que não repetiria a aliança com o petista.