Após três meses sem uma presidência definitiva, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), nomeou Bárbara Mara Bof Santos como nova presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC). Até então, o cargo vinha sendo acumulado interinamente pela secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras. Procurada pela reportagem, a vereadora Cida Falabella (PSOL), que tem a cultura como uma de suas principais bandeiras, afirmou ter sido chamada por Damião para colaborar com sugestões antes da definição.

Leia mais: Damião define quase todos comandos nas regionais de Vilas e Favelas

Além da nova presidência, o Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (3 de julho) trouxe também a nomeação de Gustavo Baptista Bones Teixeira, assessor de Cida Falabella desde 2017, para a vice-presidência da Fundação. Segundo a vereadora, não se tratou de uma indicação política baseada em acordos, mas de uma consulta feita pelo prefeito. "Fui chamada pelo prefeito Damião para colaborar com ideias para a Fundação Municipal de Cultura, mantendo meu compromisso histórico com o avanço das políticas públicas para a garantia dos direitos culturais", afirmou. A prefeitura foi procurada pela reportagem, mas não respondeu até a publicação desta matéria.

A parlamentar disse que falou ao prefeito que seria fundamental "dar continuidade às políticas históricas da cidade e que a FMC trabalhe totalmente alinhada à Secretaria Municipal de Cultura, sem disputas por protagonismo ou conflitos políticos de outras naturezas".

"Fico feliz que ele tenha chegado a esse desenho. Que façam um excelente trabalho!”, finalizou. Na sua conta no Instagram, ela também comemorou a nomeação: "Estou feliz com a escolha da querida Bárbara Bof para a condução da Fundação Municipal de Cultura (FMC). Junto com a Secretária Eliane Parreiras, tenho certeza de que ela vai intensificar ainda mais o ciclo positivo das políticas culturais que a nossa cidade vive desde 2017", afirmou, exaltando em seguida a trajetória da nova presidente na área da cultura.

Sobre o novo vice-presidente, afirmou: "ao lado dela, o ator e gestor cultural Gustavo Bones assume a vice-presidência da FMC. Bones foi assessor da Gabinetona e um dos responsáveis por importantes construções do nosso mandato, como a Lei Cultura Viva, a Lei Geral do Carnaval e a Lei da Capoeira nas Escolas".

Leia mais: Filho de candidata, assessores de deputado e ex-postulante em Sabará estão entre nomeações de Damião

Camila Cristina Gonçalves Goulart também foi lembrada na postagem da vereadora. Ela foi exonerada da chefia da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita – cargo que continua ocupando interinamente – para assumir a chefia de gabinete da Fundação Municipal de Cultura.

A secretária de Cultura estava na liderança da FMC desde que o professor, compositor e músico Bernardo Correia foi deslocado, no começo de abril, para a Secretaria de Esportes e Lazer para assumir como secretário-adjunto.

Sobre a nova presidente

Bárbara estava como diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, cargo do qual foi exonerada nesta quinta-feira (3). Ela tem vasta experiência na área cultural, com atuação na coordenação e execução de projetos desde 1999.

A nova presidente da FMC também é fundadora da Associação No Ato Cultura Educação e Meio Ambiente e idealizadora do Festival Estudantil de Teatro (FETO), onde foi coordenadora-geral entre 1999 e 2017. Além de gestora cultural, Bárbara Bof é atriz e bacharel em Gestão em Comunicação Integrada.