A indicação de um filiado do PSDB para cargo na Prefeitura de Belo Horizonte expôs uma mágoa do partido com o governo de Álvaro Damião (União). Na quarta-feira (2 de julho), o prefeito nomeou Edson Fileto da Fonseca Júnior para cargo na Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Em nota, o PSDB afirmou que não teve participação na indicação do filiado.
"O diretório estadual do PSDB de Minas Gerais informa que a recente nomeação do senhor Edson Fileto da Fonseca Júnior para cargo em comissão na Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da Prefeitura de Belo Horizonte não foi objeto de qualquer indicação ou solicitação do PSDB. Embora o senhor Edson Fileto seja filiado ao partido, sua escolha para a função decorreu exclusivamente de decisão da atual administração municipal", afirmou o partido, no comunicado.
O PSDB fez parte do arco de partidos que apoiaram a reeleição do prefeito falecido Fuad Noman -que tinha Damião como vice- e trabalhou em gestões tucanas no governo do estado como secretário da Fazenda e de Transportes e Obras Públicas. Questionado se houve um estremecimento entre o partido e a prefeitura, após o falecimento de Fuad, o presidente estadual da legenda, Paulo Abi-Ackel, disse que a relação com Damião, hoje, é protocolar. O dirigente afirmou ainda que a sigla não se furtará a contribuir com a cidade, sem qualquer contrapartida, por não ser essa a prática do partido.
“Desde o lamentável falecimento do prefeito Fuad Noman, o PSDB não teve nenhum contato com o atual prefeito Álvaro Damião; nossos contatos ficaram restritos a cumprimentos protocolares em eventos e no velório do prefeito Fuad. Continuamos abertos a manter o relacionamento com o prefeito que ajudamos, com especial empenho, a torná-lo vencedor nas eleições municipais passadas em BH. O PSDB jamais se furtará a contribuir com nossa capital, sem qualquer contrapartida de obtenção de cargos e afins, porque essa não é a prática do partido”, disse Abi-Ackel, em nota.
A reportagem enviou questionamentos para a prefeitura sobre o o posicionamento do PSDB em relação ao governo municipal e aguarda retorno.