O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), cobrou publicamente do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), que honre o compromisso firmado por Fuad Noman (PSD) e apoie a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição em 2026. A declaração foi feita durante evento em Contagem, na Grande BH, que contou com a presença de Damião, do presidente Lula e de diversas autoridades.

Silveira afirmou diretamente a Damião: “Tenho absoluta convicção que Minas terá dois lados na eleição do ano que vem. Um lado daqueles que defendem a boa política, que defendem a continuidade das políticas públicas do Brasil, que é o lado que meu querido amigo e saudoso Fuad Noman iria do lado do presidente Lula. Eu tenho certeza que você vai honrar o compromisso e com consciência vai honrar o presidente Lula, que vai estar conosco pelas ruas de Belo Horizonte.”

Fuad foi apoiado pelo PT no segundo turno das eleições a prefeito em Belo Horizonte, contra o deputado estadual Bruno Engler (PL), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2022, Fuad apoiou Lula na eleição para presidente. Já Álvaro Damião, que assumiu a prefeitura depois da morte do prefeito em maio, faz parte do União Brasil, que planeja desembarcar do governo Lula ainda este ano.

Além da cobrança, o ministro aproveitou a ocasião para fazer um longo discurso de elogios a lideranças políticas e autoridades, em especial ao presidente Lula (PT). Silveira também mencionou programas sociais e investimentos federais que vêm beneficiando Minas Gerais. Entre eles, ele citou os programados do seu ministério, Luz do Povo e o programa de distribuição de Gás do Povo, que terá seu lançamento na próxima quinta-feira (4/8) no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, após articulação do ministro.