A deputada federal Duda Salabert (PDT) utilizou suas redes sociais para cobrar uma dívida de seu colega de Câmara, deputado Nikolas Ferreira (PL). O dinheiro é referente à uma indenização determinada pela justiça em processo no qual o parlamentar do PL foi condenado por transfobia. Duda ironizou e disse que se Nikolas não pagar o que deve, terá o nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito.
“Terei que enviar o nome do Nikolas Ferreira para o Serasa. Após três condenações, ele insiste em não me pagar. Hoje peguei a certidão de trânsito em julgado. Vou emoldurar, pois é uma vitória inédita na justiça brasileira contra a transfobia”, disse.
Nikolas foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou recurso do deputado e o condenou a pagar R$ 30 mil de indenização à Duda. O caso é referente a uma entrevista concedida por Nikolas em 2020, quando ele e Duda eram vereadores em Belo Horizonte. Na ocasião, o hoje deputado se referiu à colega por pronomes masculinos e afirmou que ela é um “homem”.
Após o episódio, Duda denunciou Nikolas, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que equiparou ofensas contra a população LGBTQIA+ aos crimes de racismo. Conforme a parlamentar, a justificativa da transfobia seria porque os documentos da dela eram de homem, sendo que os documentos da parlamentar estão no feminino. O processo começou a tramitar em 2021, antes de Nikolas ser eleito deputado, e a sentença foi publicada em junho.
Nikolas foi acionado via assessoria e ainda não se posicionou sobre as cobranças feitas por Duda. O espaço permanece aberto para comentários e futuras manifestações.