Ainda sem bater oficialmente o martelo sobre o lançamento de uma candidatura própria na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, a federação PSDB-Cidadania ainda não descartou a possibilidade de que João Leite (PSDB) não concorra ao cargo nas eleições de outubro, conforme alguns interlocutores informaram ao Aparte. Oficialmente, o PSDB afirma que o ex-deputado estadual e ex-goleiro do Clube Atlético Mineiro será mesmo candidato a prefeito, mas o nome ainda não foi formalizado em convenção.
A pouco mais de uma semana do fim do prazo para que partidos realizem suas convenções, o grupo político mantém conversas com outras legendas, que tentam costurar a busca por apoio. Nesse cenário, o presidente da Câmara Municipal de BH, Gabriel Azevedo – que teve o nome formalizado, no último sábado, como concorrente do MDB na corrida pelo Executivo municipal –, tenta obter vantagem e visa uma aliança com os partidos.
Fontes próximas ao pré-candidato e ao MDB estão confiantes sobre a possibilidade de que a federação PSDB-Cidadania aceite embarcar como aliada na campanha de Gabriel. No entanto, um dos dificultadores, segundo os interlocutores, seria encontrar uma “saída honrosa” para João Leite, que tem reafirmado a intenção de ser pré-candidato à prefeitura.
No domingo (28/07), o deputado federal Paulo Abi-Ackel, presidente do PSDB em Minas, também voltou a reforçar o nome do ex-deputado: “nosso candidato é João Leite”, afirmou, ao negar que haja qualquer aliança com o MDB. Contudo, ele reiterou que “política se faz dialogando” e que mantém conversas com outras forças de centro. “O PSDB está conversando, mas está tudo muito volátil na cidade, e estamos discutindo”, afirmou. O Aparte procurou o presidente estadual do Cidadania, João Vitor Xavier, que disse que não comentaria assuntos relativos à pré-candidatura de João Leite.
Reunião
Uma reunião estaria marcada para esses dias, inclusive com a participação do presidente estadual do MDB, Newton Cardoso Junior, mas o encontro não foi confirmado oficialmente. Na última segunda-feira, Abi-Ackel e Gabriel se reuniram para debater a possibilidade de uma aliança. No mesmo dia, a federação fez uma convenção sobre a chapa de vereadores, com a presença de João Leite, e preferiu manter em aberto a definição sobre a chapa majoritária. A convenção foi realizada a portas fechadas e sem a presença das principais lideranças do partido. Outro interlocutor próximo ao MDB afirmou que as tratativas dependem de um melhor desenho da negociação. Isso porque a federação PSDB-Cidadania estaria exigindo que o MDB apoie candidaturas no interior, como contrapartida.
Na convenção do MDB, Gabriel Azevedo enfatizou a presença de pré-candidatos a vereador do Cidadania e do PSDB. “Não é segredo para ninguém que várias outras chapas de pré-candidatos a vereadores foram montadas pelo nosso grupo político. Esses nomes de outras legendas, que, em alguns casos, não definiram seus nomes para prefeito, estão fazendo um esforço de última hora para que esses partidos venham conosco”, afirmou.
PSDB reafirma compromisso com a construção de um centro político forte
Em nota, encaminhada nesta segunda-feira (29/07), o PSDB reafirma seu compromisso com a construção de um centro político forte e coeso para as próximas eleições. "João Leite é uma figura proeminente no partido, com excelente aceitação popular, reforçando a confiança em sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte. O PSDB permanece aberto ao diálogo com outras forças políticas, buscando sempre o melhor para a nossa capital. Se não for possível unificar o centro em torno de uma candidatura única, o partido está preparado para lançar a candidatura de João Leite, convicto de que ele representa os valores e objetivos do PSDB e é a opção mais adequada para a cidade. Continuamos nossas discussões e articulações, sempre visando garantir o bem-estar da população de Belo Horizonte e construir uma cidade melhor para todos", diz o texto.